quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A Amizade




Amizade...Amor: Uma gota suave que tomba

No cálice da vida Para diminuir seu amargor...

Amizade é um rasto de Deus Nas praias dos homens;

Um lampejo do eterno Riscando as trevas do tempo.

Sem o calor humano do amigo A vida seria um deserto.

Amigo é alguém sempre perto, Alguém presente, Mesmo, quando longe, geograficamente.

Amigo é uma Segunda eucaristia, Um Deus-conosco, bem gente, Não em fragmentos de pão, Mas no mistério de dois corações Permutando sintonia Num dueto de gratidão.

Na geografia da amizade, Do amor, Até hoje não descobri Se o amigo é luz, estrela, Ou perfume de flor.

Sei apenas, com precisão, Que ele torna mais rica e mais bela A vida se faz canção!

Roque Schneider.



Otimismo: Como superar o Pessimismo





Não nascemos pessimistas, mas vamos "aprendendo a ser" à medida que acumulamos frustrações que não podemos assimilar nem processar.

Se você quer ser mais otimista e viver com mais disposição, procure eliminar as suas frustrações colocando em prática estes conselhos.

Quando você se sentir pessimista diante de uma situação, pare para refletir. Tente observá-la como se não tivesse nada a ver com você, e escreva pelo menos três aspectos positivos sobre ela.

Quando o pessimismo dominar você e não for possível fazer o exercício anterior, em vez de reprimi-lo, exagere até o absurdo as suas idéias negativas. Imagine os "piores cenários". Certamente, depois de alguns minutos exercitando a sua imaginação negativa, você acabará sorrindo diante do quadro apocalíptico criado.

Quando reconhecer que acabou de fazer um comentário pessimista, não se assuste nem se castigue. Recorra, novamente, ao seu senso de humor e tente rir da observação feita. Procure compartilhar essa observação com o seu interlocutor.

Lembre-se de uma situação em que você foi muito pessimista e observe-a como se fosse um filme protagonizado por atores famosos. Assuma o papel de diretor desse filme e imagine as mudanças necessárias nas cenas e no roteiro para transformá-lo em uma comédia.

Exercite a imaginação positiva: diante de uma situação específica de pouco risco, imagine-se bem otimista e defina as mudanças de idéias e comportamentos que você pode adotar.

Utilize a sua imaginação de modo dirigido: quando perceber que você está a ponto de enfrentar uma situação tensa ou difícil, antecipe-se criando novos modelos de resposta, imagine como você gostaria de reagir, o que gostaria de dizer e fazer naquele caso.

Não procure os culpados pelo seu pessimismo. Mesmo que você os encontre e esteja certo, você só conseguirá ficar mais pessimista.

Quando escutar alguém fazer um comentário pessimista, nem critique nem apóie a pessoa. Repasse mentalmente depois a situação e procure os aspectos positivos omitidos por ela.

Anote na agenda cada experiência em que conseguir superar o pessimismo. Assim você manterá mais forte na memória a mudança da sua maneira de ver as coisas e facilitará a repetição da atitude no futuro.

Importante:

Se você exercitar diariamente as experiências intencionais de tom positivo, por menores que elas sejam, estará traçando novos "caminhos mentais" cada vez mais distantes do pessimismo.

Reforce a sua alegria de viver em cada oportunidade de exercer o otimismo.