quinta-feira, 4 de abril de 2013

Sobre depressão ( a dor da alma )



Os 10 Principais Sintomas da Depressão
Como toda doença, a depressão se diagnostica por diversos sintomas. Infelizmente, muitas pessoas negligenciam esses sintomas e não são capazes de ajudar a si mesmos ou a outros que possam estar sofrendo de depressão.

A seguir, listamos os 10 principais sintomas da depressão para que você possa identificar se você ou algum conhecido está com depressão.

1. Tristeza Constante

Um dos principais sintomas da depressão é quando o sujeito está muito triste e essa tristeza parece não passar. A pessoa chora constantemente e nada parece lhe alegrar, nem mesmo aquilo que antes lhe deixava feliz: a presença dos amigos ou da família, um passeio agradável ou uma comédia na televisão. Esse sintoma da depressão costuma ser mais facilmente percebido pelos parentes e amigos mais próximos.
2. Pessimismo, Desesperança

Outro sintoma da depressão muito comum é quando o sujeito se sente sem rumo, como se não tivesse um objetivo de vida. Parece que tudo na sua vida vai dar errado, e sempre apresenta um pessimismo exagerado.
3. Sentimento de Culpa e Auto-estima Baixa

Um dos principais sintomas da depressão é quando a pessoa sente culpa demasiada por algo e, por causa disso, acha que não merece viver ou ser feliz. O sujeito fica com a auto-estima baixa e perde a sua confiança, fazendo com que desista de desafios que é capaz de enfrentar.
4. Desinteresse e Apatia

Quando a pessoa começa a deixar de fazer até mesmo aquelas coisas que mais lhe interessava (passear com o cachorro, ir para o cinema, etc). Para quem sofre de depressão, é como se essas coisas deixassem de ter graça, mesmo sem saber a razão para isso.
5. Falta de Energia, Cansaço

Esse é o principal sintoma físico da depressão. Geralmente ocorre quando os sintomas psíquicos (tristeza, apatia e baixa auto-estima) passam a se manifestar também no físico da pessoa. E aí ela perde a vontade de sair de casa para trabalhar, fazer esportes ou sair com os amigos.
6. Distúrbios no Sono

Quando a pessoa começa a ter problemas no sono, seja porque dorme demais ou não consegue mais dormir. Esse sintoma da depressão pode agravar ainda mais os sintomas de falta de energia e apatia, além de causar problemas de concentração.
7. Distúrbios Alimentícios

Para muitas pessoas, a depressão se manifesta principalmente na hora comer. E aí alguns passam a comer compulsivamente, enquanto outros não conseguem colocar sequer uma colher de comida na boca. Por isso, ganho ou perda de peso excessivos podem ser mais um sintoma da depressão.
8. Isolamento, Afastamento

Esse sintoma da depressão se manifesta principalmente quando o sujeito começa a se distanciar demais das pessoas e prefere ficar sozinho em casa ou trancado no quarto, ao invés de jantar com a família ou sair com os amigos, prejudicando seus relacionamentos e sua vida social.
9. Ansiedade e Irritação

É comum ver pessoas que sofrem de depressão manifestarem irritação exagerada até mesmo com pequenos incômodos. Ou então ficam muito ansiosas, às vezes sem nem saber o porquê disso. Essa inquietação exagerada é mais um sintoma da depressão.
10. Sintomas Crônicos

Se você ou alguém da sua família apresenta a maioria desses sintomas por um período superior a três semanas, é sinal de que pode estar sofrendo de depressão. Procure um médico ou psicólogo e se informe sobre os diversos tratamentos. A depressão é uma doença que pode ser diagnosticada.

A sua palavra tem muita força




Por ela, você abre caminhos.
O seu verbo dita a vitória ou a derrota.
As palavras de otimismo fazem o seu progresso.
Fabricam o seu êxito.

As negativas destroem o que de bom poderia lhe acontecer.
Criam adversários, tolhem oportunidades, geram doenças,
trazem obstáculos à sua vida.
Construa uma vida boa.
Use a palavra que contrói.
Manifeste saúde.
Diga: eu tenho paz, eu sou feliz.
A palavra bem utilizada é senda de felicidade.