quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Crônica de Cyrus Benavides

Um pequeno grande amigo: Cyrus Benavides fala de amizade e simplicidade em sua primeira crônica no Blog da Serra: O Blog da Serra apresenta à partir de hoje uma série de crônicas de um advogado cidadão que nos enche de honra e alegria em te-lo como amigo. Cyrus Benavides, advogado e professor universitário, abriu o baú de suas memórias e relata situações cotidianas carregadas de emoção que fazem refletir sobre nosso papel enquanto cidadão no mundo moderno. Pra começar, o seu encontro com uma criança carente que deixou grandes ensinamentos, confira: "Durante os comícios, passeatas e visitas na zona rural e urbana, tive sempre por perto a companhia de “Juninho”. Menino pobre, mas de um coração de ouro, Juninho passou com a gente a noite de Ano Novo, e chorou muito com os fogos na virada do ano. Um dia lhe perguntei se ele pudesse escolher um presente para me pedir, o que ele pediria? E ele me respondeu de pronto que o sonho da sua vida era ter um documento de identidade e um CPF, pois queria ser gente. Com o sorriso sempre no rosto, me presenteou com frases espontâneas e autênticas de arrepiar o mais insensível dos homens. Certa vez , ao ver eu dar um beijo na minha esposa, ele disse : " Dr. Cyrus , todo casal que eu conheço se separa , mas eu rezei e pedi a Deus pro senhor nunca se separar de Gabi . E assim como a raposa e o príncipe , no livro de Saint Exupery , fomos cativando um ao outro , construindo uma amizade verdadeira, dentro das limitações de cada um. Muitas das vezes que cheguei a Nova Cruz durante a campanha, encontrei Juninho sentado na calçada do casarão, com um sorriso sempre triste no rosto, uma felicidade maltrapilha, roupas sujas e sandálias desgastadas, mas sempre com a mesma corrida para um abraço largo. Após a contagem dos votos, em que saímos vitoriosos com uma grande maioria, ainda em frente ao local da apuração, no meio a muitos abraços e cumprimentos, vi que Juninho caminhava radiante em minha direção. Abraço demorado, eu disse para ele: “Nós ganhamos Juninho. Você vai deixar de ser menino de rua , vai para a escola , vamos lhe encaixar em projetos sociais , você é um amigo que fiz nessa política e que vou levar para toda vida. " Vi que Juninho chorava muito e entre soluços que dificultavam entender suas palavras, ele me disse : " Eu estou chorando porque estou emocionado porque o senhor disse que vou ser seu amigo pra toda a vida. Eu nunca tive um amigo advogado . " Nessa hora tirei a prova do quanto uma amizade representa um presente de Deus . Do quanto não somos nada , em um mundo de tamanhas desigualdades . Aguardem , que no futuro, vou trazer ainda um texto, contando a história da formatura e do diploma, de quem um dia já foi menino de rua ." Cyrus Benavides.
Gostaria de tornar público o meu agradecimento ao Doutor Cyrus pela sua receptividade e por atender prontamente ao projeto do nosso Blog. Todas as semanas apresentaremos suas crônicas e renovamos através deste espaço virtual o nosso carinho para com ele. www.oblogdaserradesaobento.com.br/noticias,um-pequeno-grande-amigo-cyrus-benavides-fala-de-amizade-e-simplicidade-em-sua-primeira-cronica-no-blog-da-serra

O Silêncio

O Silêncio Nós os índios, conhecemos o silêncio. Não temos medo dele. Na verdade, para nós ele é mais poderoso do que as palavras. Nossos ancestrais foram educados nas maneiras do silêncio e eles nos transmitiram esse conhecimento. "Observa, escuta, e logo atua", nos diziam. Esta é a maneira correta de viver. Observa os animais para ver como cuidam se seus filhotes. Observa os anciões para ver como se comportam. Observa o homem branco para ver o que querem. Sempre observa primeiro, com o coração e a mente quietos, e então aprenderás. Quanto tiveres observado o suficiente, então poderás atuar. Com vocês, brancos, é o contrário. Vocês aprendem falando. Dão prêmios às crianças que falam mais na escola. Em suas festas, todos tratam de falar. No trabalho estão sempre tendo reuniões nas quais todos interrompem a todos, e todos falam cinco, dez, cem vezes. E chamam isso de "resolver um problema". Quando estão numa habitação e há silêncio, ficam nervosos. Precisam preencher o espaço com sons. Então, falam compulsivamente, mesmo antes de saber o que vão dizer. Vocês gostam de discutir. Nem sequer permitem que o outro termine uma frase. Sempre interrompem. Para nós isso é muito desrespeitoso e muito estúpido, inclusive. Se começas a falar, eu não vou te interromper. Te escutarei. Talvez deixe de escutá-lo se não gostar do que estás dizendo. Mas não vou interromper-te. Quando terminares, tomarei minha decisão sobre o que disseste, mas não te direi se não estou de acordo, a menos que seja importante. Do contrário, simplesmente ficarei calado e me afastarei. Terás dito o que preciso saber. Não há mais nada a dizer. Mas isso não é suficiente para a maioria de vocês. Deveríamos pensar nas suas palavras como se fossem sementes. Deveriam plantá-las, e permiti-las crescer em silêncio. Nossos ancestrais nos ensinaram que a terra está sempre nos falando, e que devemos ficar em silêncio para escutá-la. Existem muitas vozes além das nossas. Muitas vozes. Só vamos escutá-las em silêncio. "Neither Wolf nor Dog. On Forgotten Roads with an Indian Elder" - Kent Nerburn

12 12 12

Hoje, 12:12:12 hrs e 21:12:12 hrs teremos duas datas mágicas e maravilhosas:12-12-12 na qual se abrirá o último portal de ativação das memórias da alma e a consciência de Cristo em nosso coração. E 21-12-12 que viveremos o majestoso alinhamento de nosso sistema solar com o sol central da galáxia, o solstício de verão/inverno através do qual receberemos energias muito intensas e poderosas que nos ajudarão a concluir o ciclo de escuridão e a nos sintonizarmos com as novas freqüências de luz e amor para a Terra. Portanto, é muito importante que saiba que os efeitos estão se manifestando em nosso planeta, através de tempestades elétricas, terremotos, mudanças bruscas de temperatura, apagões e cortes prolongados de energia elétrica em alguns lugares do mundo. Nos seres humanos, aqueles que têm trabalhado consigo mesmo e têm vibrado na freqüência do amor, sentirão uma prazerosa sensação de saúde e bem-estar. Uma plenitude, alegria, paz e felicidade indescritív eis... E aqueles que ainda permanecem ancorados nas velhas energias, continuarão experimentando um grande movimento em seu corpo, mente e emoções, como sensações de confusão, medo excessivo, ansiedade, explosões de raiva e tristeza, ou de alegria e euforia, com intervalos curtos de tempo, choro repentino e incontrolável. Um mal-estar como dores de cabeça, nos ossos e articulações; taquicardia, tonturas, aumento ou diminuição da temperatura corporal, diarréia, vômito, gripes fortes, transtornos menstruais, cansaço excessivo e insônia. Por isso é recomendável que todos os dias busquem um maior contato com a natureza, meditar, “buscar uma forma e um espaço adequados para expressar as emoções”, fechar os assuntos não concluídos do passado e, sobretudo, “FLUIR”. Aceitar seus processos com fé, confiança e amor.Pois, lembre-se que tudo é parte de um plano divino para a Terra e o que está acontecendo é para o nosso bem mais elevado. Muito ânimo!! Prepare-se e Aproveita a sua Maravilhosa Transformação!! FAÇA ACONTECER!!! Mari Yoli Morales (Tradução de Verônica D'amore)

Exercícios do Bem

O amor, a admiração e a gratidão podem ser despertos e cultivados. Uma boa sugestão de um psicoterapeuta é escrever, semanalmente, uma carta sincera para alguém, expressando um desses sentimentos. Concentrar-se nessa tarefa é curativo. A tensão diminui, e os pensamentos positivos que inspiram a escrita vão tomando o lugar de qualquer negatividade. Se de repente não estivermos ainda com estes pensamentos dentro de nós, vamos teóricamente os escrevendo que mais tarde haveremos de torna-los realidade. Queremos aqui salientar, que através de exercícios do cotidiano, poderemos fazer com que estas palavras venham a se incorporar na nossa formação e personalidade. De tanto ouvir falar do bem, o mesmo passa a ser algo representativo em nossa existência.