sexta-feira, 14 de maio de 2010

Maré baixa








Quando entramos na maré das dificuldades, nossa tendência é a de mergulharmos em pensamentos negativos e comportamentos autodestrutivos.
Quando as coisas pioram para nós, parece que nós também pioramos para as coisas. Aumentam os nossos pensamentos de revolta e desânimo, e não raro mergulhamos em vícios que acabam complicando ainda mais a nossa situação.

Há um princípio na vida que denomino de "uma coisa leva à outra". Já reparou que coisas boas costumam acontecer a quem está atravessando a maré alta e que problemas, geralmente, visitam quem está na maré baixa? Isso acontece porque, quando somos atingidos por um problema qualquer, amiúde nos abatemos e passamos a pensar negativamente, dominados que ficamos pelo medo e pelas ideias trágicas a respeito do que ainda poderá nos ocorrer. Toda essa negatividade somente terá o efeito de atrair, pela lei de que semelhante atrai semelhante, novos problemas em nosso caminho. É a aplicação do princípio "uma coisa leva á outra".
Já aquele que atravessa um bom período sente-se mais confiante, pensa com alegria, tem bom-humor, não alimenta pensamentos mórbidos. Por isso, consegue atrair mais eventos positivos em sua jornada.


Por essa razão, Chico Xavier nos ensina a pensar bem, seja na maré alta, seja na maré baixa. Ele sabe que é na mente que se desenha a nossa felicidade ou a nossa derrocada. Portanto, atravessando um período difícil, vamos inverter a maré começando a pensar em coisas boas, como ensina o Chico.

Se estiver doente, pense nas coisas boas que você fará quando recuperar a saúde. Se estiver desempregado, pense em você trabalhando alegremente. Se os negócios não andam bem, pense na prosperidade que lhe advirá logo mais.

E não somente pense bem. Faça algum bem a você mesmo. Um pequeno agrado, uma palavra de estímulo, a lembrança de todas as suas conquistas, a recordação de todos os obstáculos que você já superou, a gratidão por todas as suas vitórias. Tudo isso será um aguaceiro para a maré encher rapidinho.

José Carlos De Lucca ( do livro Minutos com Chico Xavier)

Autoestima
















Evite menosprezar-se. Você é uma criação de Deus. Terá deficiência, é claro, mas é justo observar que todos nos achamos no caminho do progresso.
Quando nos defrontamos com os nossos erros, limitações e fracassos, nós tendemos a rebaixar os níveis de nossa autoestima, com graves prejuízos para a nossa vida.

O cultivo do desprezo por si mesmo pode ser comparado a esses vírus que atacam nosos computadores desconfigurando o sistema operacional. É como se perdéssemos o foco de nossa viagem verdadeira, que é a do filhode Deus, criado à imagem e semelhança do pai, e passássemos a nos enxergar como uma pessoa incapaz, medíocre, sem nenhum valor, enfim, muito diferente de como Deus nos criou.
André Luiz, na qualidade de médico espiritual, tenta corrigir essa distorção de nossa percepção ao nos afirmar que somos criações divinas. Você é criação de Deus. Diga e sinta isso todas as vezes em que se sentir desvalorizado, desmotivado, doente e abatido. Não se identifique com os seus insucessos. Você não é um fracassado, apenas ainda não descobriu a maneira correta de chegar ao êxito.

Não é errado errar. Sem o erro não se aprende o caminho do acerto. Somos espíritos no caminho do progresso, isto é, ainda não estamos no topo da evolução, aliás, falta muito a chegar lá. Isso quer dizer quen precisamos lidar com o nosso perfeccionismo, vencê-lo, domá-lo, pois todo perfeccionista se exige mais do que é capaz de dar e sofre muito por isso.

Sem nos acomodarmos em nossas quedas, vamos avançando, pouco a pouco, rumo à própria evolução. Estamos todos a caminho da luz. E quem está a caminho não para de andar, depois de levar algum tombo.

Para de falar mal de si mesmo. Pare de se criticar. Agindo assim você somente atrairá maiores problemas em seu caminho. Saia dessa negatividade o quanto antes. Faça algo de bom por si mesmo, e isso pode ocorrer agora mesmo, por meio de um olhar de bondade e de uma palavra de estímulo para você. É assim que Deus lida com você.
Não olhe tanto para sua sombra, mire me direção à luz.

André Luiz.