quarta-feira, 2 de março de 2011

Cisne Negro


Para quem gosta de psicologia, mais especificamente dos temas Arquétipos e Sombras (psicologia junguiana), deixo aqui a dica para assistirem ao filme "Cisne Negro" que está em cartaz nos cinemas. Este é um filme tenso, pesado, sombrio, que não é muito fácil de absorver.
Na trama, Nina é uma bailarina que almeja o papel principal em uma montagem de "O Lago dos Cisnes". O problema é que ela é uma moça super protegida pela mãe, não tem amigos e vive isolada. Meiga, frágil, insegura, frígida, ela encarna o arquétipo da Perséfone em seu extremo. Na mitologia grega, assim como no filme, a Perséfone é a filha de Deméter, a mãe super-protetora que tenta controlar todos os seus passos. Nina é quase infantil, dedicando-se totalmente ao ballet, não dando vazão aos seus instintos e desejos. O problema é que ao reprimi-los, a sua energia psíquica é atirada para as profundezas do inconsciente, tornando-se "sombrio".
Este é um filme pungente que trata sobre este confronto com a parte obscura da nossa psique, a Sombra. Isto é vivenciado por uma mulher cujo Ego está fragilizado, sem estrutura e maturidade para lidar com isso - aí é que reside o perigo. Ela se sente perseguida, e está obcecada pela ambição de assumir o papel de Rainha dos Cisnes. Isto a leva a ter diversos surtos psicóticos, não conseguindo mais distinguir entre a realidade e a alucinação.
Na trama há também o seu mentor, que incopora o arquétipo do Hades/Plutão, um homem frio e poderoso que está ali para trazer à tona o poder da Perséfone. E ele o faz de forma dolorosa. No mito grego, Hades rapta a Perséfone, levando-a para o inferno (reino do nosso inconsciente) e tornando-a Rainha do mundo Avernal. Perséfone deixa de ser a frágil donzela para se tornar Rainha ao conseguir matar o seu lado "boazinha-demais" que a impede de integrar todo o seu poder pessoal.
Nina também se sente perseguida por Lily, sua companheira de ballet que evoca o arquétipo da Afrodite, a deusa da beleza - linda e sedutora. As duas competem por beleza e poder - tanto na tela como no mito.
Incrível como este filme encena tantos arquétipos, mostrando de forma primorosa como se dá a relação entre eles, inclusive como é o seu lado sombrio quando aflorado.
Além de tudo isto, o filme tem um final surpreendente na dança do Cisne negro - maravilhoso, intenso, magistral. Assistam e vejam o que acontece com o Cisne branco!

Kátia Bueno.