segunda-feira, 13 de junho de 2011

Somos Pérolas Únicas



Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles. Augusto Cury

Não viva uma crise crônica de insatisfação. Honre sua inteligência, aprenda a fazer muito do pouco e ame aquilo que você tem

Viver sem problemas é impossível. O sofrimento nos constrói ou nos destrói. Augusto Cury

A felicidade não existe pronta, não é uma herança genética, não é privilégio de uma casta ou camada social. A felicidade é uma eterna construção. Augusto Cury

Mais sábios que os homens são os pássaros. Enfrentam as tempestades noturnas, tombam de seus ninhos, sofrem perdas, dilaceram suas histórias. Pela manhã, tem todos os motivos para se entristecer e reclamar, mas cantam agradecendo a Deus por mais um dia.´´ Augusto Cury

Às vezes não possuimos grandes bens materiais, mas somos miseráveis, pois nos especializamos em reclamar e valorizar o que nos falta e não nos alegrar pelo que temos e somos. A sensibilidade depende de nossa visão e postura de vida. Augusto Cury

Aplausos passam, troféus empoeiram-se, ganhadores, esquecidos. As pessoas que mais significam, são as que encantam. Não são as que movem multidões, são as que marcam do jeito que são. Augusto Cury

A Paixão da nossa Alma





O monge zenbudista japonês Yasuhiko Genku Kimura, após um doloroso processo, vivenciou uma transformação de consciência. Aos 14 anos, ele perdeu a motivação pela vida. Havia sido educado para o sucesso e para ser o “número 1” em todas as disciplinas da escola. Então percebeu que estava extremamente solitário e sem perspectiva de futuro. Perdido e angustiado, passou a perguntar aos mestres e parentes qual era o sentido da vida. Foi também buscar pela resposta na filosofia. Tudo em vão. Tinha apenas 16 anos quando começou a pensar em um jeito de se suicidar sem deixar pistas. Um dia, em meio a esses pensamentos, Yasuhiko teve uma experiência que os budistas chamam de iluminação. De repente, ele se sentiu unificado ao Universo e entendeu o sentido da existência. Decidiu viver em um mosteiro e ordenou-se monge precocemente, aos 21 anos. Ouvindo seu coração, deixou seu país e foi para os Estados Unidos. Hoje, mora em Nova York com a mulher e presta consultoria a empresários e executivos, ministra cursos, seminários e workshops no mundo todo.

Aos 55 anos, uma de suas atividades preferidas é ajudar as pessoas a encontrar sua verdadeira paixão, que Yasuhiko denomina de Paixão da Alma. Trata-se da essência genuína, aquilo que realmente somos. Para ele, a paixão de toda alma é evoluir, o que significa tornar-se cada vez mais ela mesma. Alguns não estão conscientes disso, mas, à medida que adquirem informações sobre a evolução, começam a detectar esse desejo intrínseco e, quanto mais o percebem, mais capazes são de guiar seu próprio desenvolvimento. O monge acredita que cada alma tem uma missão específica, que é de sua responsabilidade e não pode ser transferida a ninguém. Realizá-la é tudo o que nossa alma mais deseja. Não há felicidade maior do que descobrir a paixão e estabelecer consigo o compromisso de viver de forma coerente com essa verdade mais íntima.

Em seu workshop Passion, durante dois dias de intenso trabalho, Yasuhiko faz uma série de questionamentos que estimulam os participantes a olhar para dentro de si. Em vez de se basearem em um raciocínio lógico, são orientados a “ficar com a pergunta” até que a resposta brote do seu interior. Normalmente, ao final do processo, cada um descobre sua paixão e a expressa por meio de uma frase curta, bastante clara, mas com sentido amplo. A paixão do mestre Kimura, por exemplo, é “contribuir com as pessoas em seu processo de ganho de consciência” e ele fez disso a sua profissão. O monge afirma que quanto mais uma pessoa vive de acordo com seu desejo íntimo, mais alegria, energia e felicidade ela experimenta.
Ele nos diz que descobrir nossa verdadeira paixão é a natureza de nossa alma. Ela deseja se expressar, se manifestar. As pessoas querem ser quem realmente são. Quando fazemos algo que não tem a ver com a nossa paixão, nos sentimos infelizes. Quando queremos ser como outra pessoa, nos limitamos. Cada pessoa é única e original. A originalidade é um dos critérios para saber se alguém é, ou não, iluminado, porque quando uma pessoa se ilumina, se torna ela mesma.
A iluminação acontece quando nos descolamos de nosso ego, cuja predominância determina um modo de vida em que há mais sofrimento do que alegria. Só livres do domínio do ego vamos em direção à nossa verdadeira essência. Essa passagem é uma experiência de crise. Além disso, viver no âmbito do ego leva à insatisfação, porque tudo o que realmente queremos – amor, alegria e felicidade verdadeiras – ele não pode nos oferecer. A essa passagem chamamos “a noite escura da alma”, tempo em que estamos à procura de uma nova luz. Nessa trajetória em busca da consciência, vamos de um extremo a outro e isso nos faz morrer para o passado, abrindo espaço para o novo. A mente, que estava orientada pelo passado, vive essa experiência como uma crise profunda. Com a evolução espiritual, aprende-se a ter cada vez mais alegria.
"Quando você faz algo que ama, naturalmente faz melhor. Se a sua profissão é uma expressão da sua paixão, a tendência é que você se torne um profissional melhor do que os que apenas têm talento para desempenhar aquela função. O que faz um grande mestre é a expressão criativa de sua essência. É isso o que permite o grande florescimento de nosso talento e genialidade. Só assim seremos pessoas bem-sucedidas. E, se a profissão é uma daquelas que envolvem muito dinheiro, você pode ficar rico ao mesmo tempo".
Infelizmente, as pessoas não são capazes de se dar conta de quão precioso é cada momento. Presumimos que estaremos vivos amanhã. Poucos têm em mente que a vida é finita, e nunca consideram que hoje pode ser o último dia de sua existência. Cada minuto é único e precioso. Quando alguém descobre que tem pouco tempo pela frente, se dá conta de que a maior parte do que nos traz preocupação é coisa miúda. Pelo fato de assumirmos que nossa vida continua dia após dia, esses pequenos problemas se tornam grandes demais e acabamos nos esquecendo do quão importante é viver nossas verdadeiras paixões.
Faz parte da evolução da consciência e da maturidade do ser humano perceber que há coisas que não podem ser alteradas, como a morte. Aceitar isso nos faz mudar de atitude e aproveitar cada instante com a alma, entendendo que nada é permanente. Assim, a vida se torna plena: não importa o que aconteça, você está presente em cada momento.
E quais são os sinais de que descobrimos a paixão da nossa alma?
Quando isso acontece, sente-se uma certeza profunda e uma alegria imensa. É como se você descobrisse o sentido das coisas e soubesse, afinal, por que está nesta vida. Até que isso aconteça, há um sentimento de incerteza. Quando você descobre sua paixão, você sabe que sabe.

Texto de Thays Sant’ Ana
Fonte: http://bonsfluidos.abril.com.br/livre/edicoes/0132/05/a-paixao-que-nos-move-02.shtml