sexta-feira, 31 de maio de 2013

Depressão, a dor da alma



Dentre as maiores causas de depressão, segundo várias matérias em revistas especializadas e doutores especialistas no assunto, estão: a perda de um ente querido, o confinamento, a separação e a dificuldade financeira. Nunca lí mencionarem o desemprego. Mas a dificuldade financeira está diretamente ligada a isso.

A depressão pode ser crônica ou apenas causada por um desses fatores, que em pouco tempo e com o tratamento adequado será superada. Leva tempo. E cada pessoa tem o seu tempo, a sua forma de encarar e superar o que na verdade dói em sua alma - pois o termo mais apropriado que conheço para a depressão é esse: "A Dor da Alma".

Geralmente dói num silêncio solitário, algumas vezes no silêncio a dois. Na maioria das vezes não se tem vontade nem de sair da cama, quanto mais conversar com algum(a) amigo(a). Há até uma resistência em reconhecer que se está dentro dessa dor, a da depressão.

O fato mais sério é que se não partir da pessoa a decisão de procurar ajuda médica, de sair dessa situação angustiante, dificilmente alguém consegue fazer com que a mesma entenda isso e aceite uma ajuda.

Há poucos anos, antes da virada de século já se falava que a depressão seria a doença do século XXI. A modernidade está aí, tudo globalizado, os computadores cada vez mais velozes, a tecnologia avança, mas o que está em nosso corpo, em nosso cérebro, cravado em nossas lembranças/sentimentos e nos deixa estagnados, como a tal da depressão, continua do mesmo jeito.

Ter consciência do que a provoca e tentar 'zerar'isso é necessário e urgente, em todos os casos, seja ela crônica ou causada por um dos fatores citados acima. Mas cada um sabe onde o calo aperta e deve tentar da sua maneira, com a certeza que sozinho(a) ninguém consegue sair dessa. E o pior de tudo é quando falta uma oportunidade, quando as portas do mercado se fecham, quando muitos em que você acreditava poder contar, mas, na hora em que você mais necessita, somem ou dão as costas.

Mas que bom que também tem aquelas pessoas que gostam de você, que se preocupam com você e estão ao seu lado nesse momento. Conte com isso, agradeça por existirem pessoas assim. E esse é o mundo em que vivemos, e, podia ser pior, mesmo que isso não diminua seu sofrimento. Lute contra essa angústia e agora é com você. Você com você mesmo. Força, esperança, confie em tudo de bom que você já fez e sabe fazer. Algo de novo e bom tem que vir, tem que acontecer. Por mais que esteja demorando, é para isso que precisamos de fé!

F.L.C.

Combata a depressão!



"Acreditamos saber que existe uma saída, mas não sabemos onde está. Não havendo ninguém do lado de fora que nos possa indicá-la, devemos procurá-la em Deus.

Normalmente, quando as pessoas estão tristes, não fazem nada. Se limitam a chorar. Mas quando sua tristeza se converte em indignação, são capazes de fazer as coisas mudarem


Quando estiver deprimido, procure um lugar para a sua distração, um passeio no parque, uma praia.

"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."

"Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. O instante mágico é o momento que um SIM ou um NÃO pode mudar toda a nossa existência."

"É preciso reviver o sonho e a certeza de que tudo vai mudar. É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem sabe ver."


Vou usar minha tristeza como Arma e minha Esperança como Munição

NÃO desanime! Aprenda a começar e a recomeçar! Não se deixe arrastar pela indiferença: se caiu, levante-se e recomece: se errou, erga-se e recomece. Se não consegue dominar-se, firme sua vontade e recomece. Não desanime jamais! Talvez chegue ao fim da luta cheio de cicatrizes, mas estas se transformarão em luzes, diante do PAI.

Tanto os nossos sofrimentos físicos quanto os períodos de depressão são parte de nossa vida neste mundo, e devemos esperar pacientemente até que acabem. Conde Leon Nikolaievitch Tolstoi

“Pode parecer que não, mas esta é uma fase, e ela vai passar.

o exercício físico poderá ajudar pessoas deprimidas porque quando caminhamos produzimos substâncias como a serotonina e a adrenalina. em uma pessoa deprimida, o nível de serotonina no cérebro está muito baixo e a caminhada aumenta a produção desta substância ajudando desta forma na cura da depressão.

Não estás deprimido, estás distraído. Distraído em relação à vida que te preenche, distraído em relação à vida que te rodeia, golfinhos, bosques, mares, montanhas, rios. facundo cabral

a felicidade não é um direito, mas um dever; porque se não fores feliz, estarás levando amargura para todos os teus vizinhos. facundo cabral

Não caias como caiu teu irmão que sofre por um único ser humano, quando existem cinco mil e seiscentos milhões no mundo. Além de tudo, não é assim tão ruim viver só. Eu fico bem, decidindo a cada instante o que desejo fazer, e graças à solidão conheço-me. O que é fundamental para viver. facundo cabral

Não faças o que fez teu pai, que se sente velho porque tem setenta anos, e esquece que Moisés comandou o Êxodo aos oitenta e Rubinstein interpretava Chopin com uma maestria sem igual aos noventa, para citar apenas dois casos conhecidos.

Para Deus tudo é possivel, você sairá dessa.

NÃO desanime! Aprenda a começar e a recomeçar! Não se deixe arrastar pela indiferença: se caiu, levante-se e recomece: se errou, erga-se e recomece. Se não consegue dominar-se, firme sua vontade e recomece. Não desanime jamais! Talvez chegue ao fim da luta cheio de cicatrizes, mas estas se transformarão em luzes, diante do PAI Todo-Compassivo. C. Torres Pastorino