segunda-feira, 6 de junho de 2011

Obrigado a todos pelo Feliz Aniversáio!


Olá,

Continuo acreditando nas coisas boas da vida, na amizade sincera e incondicional e em pequenos gestos – mas de um significado imenso, sinceros e amáveis, que mudam para melhor o nosso dia. Faltam palavras para descrever o que eu estou sentindo, desde cedo, com cada telefonema, emails, mensagens no celular e ‘pensamentos’ à distância, me trazendo boas vibrações, que me deixam muito emocionado, ainda entregue às lágrimas – de felicidade, em ser lembrado por todos e assim me sentir carinhosamente presenteado.
Para cada um de vocês, tão especiais em minha vida, obrigado pela força, pelo apoio, pelo incentivo, pela lembrança do dia de hoje, mais um ano que merece ser comemorado sim, pois tenho PRESENTES ESPECIAIS, que são vocês. E quero aqui dividir com todos um dos presentes, belíssimo por sinal, basta ‘clicar’ no link e irão me entender melhor. Feliz e sorrindo, obrigado por tudo e sempre,

Beijos,

Flávio Leandro.

Enviado por minha amiga Vanusa, a quem agradeço pela lembrança e pelo presente tão belo.”
Obg e bjs,

Flávio.

Um Enorme Coração




Amar o próximo como a si mesmo é preceito evangélico exaustivamente repetido.

Acontece que, quase sempre, não sabemos exatamente o que significa.

Como demonstrar amor ao próximo? Às vezes, marcamos data e vamos visitar um asilo. Preocupamo-nos em levar coisas para os idosos: doces, frutas, guloseimas. E vamos distribuindo, de mão em mão, meio às pressas. De outras vezes, deixamos de ir porque dizemos não ter dinheiro para comprar algo para levar. Como chegar de mãos vazias?

Nem pensamos que, para aquelas criaturas solitárias, quase sempre esquecidas dos familiares, o mais importante é alguém se dar.

Isto significa segurar suas mãos, levar uma tesourinha e cortar suas unhas. Lixá-las. Colocar um esmalte. Tomar de um pente e escova e fazer um penteado diferente.

Qual a mulher, de qualquer idade, que não gosta de se sentir bonita?

Amar o próximo é servi-lo onde se encontra, na circunstância que se apresente. Ceder o lugar no ônibus é sinal de urbanidade.

Mas, convidar o idoso, deficiente ou a mãe com o bebê ao colo a se sentar, com um sorriso nos lábios e uma frase sugestiva, como: "sente-se aqui. Ficará mais confortável" - é amor ao próximo.

Estar atento ao que ocorre ao redor de si. O que nos recorda daquela sorveteria famosa, sempre lotada nos dias de calor.

Sorvete delicioso. Sabores variados. Clientela bem atendida.

Homens, mulheres, crianças, todos fazem fila e aguardam pacientemente a sua vez.

Tudo por um sorvete gostoso. Refrescante.

A menina sozinha, com o dinheiro na mão, também entrou na fila.

Esperou, sem reclamar, mesmo quando uns garotos passaram à sua frente, sem cerimônia e sem polidez.

Quando chegou ao caixa, antes que pudesse falar qualquer coisa, o funcionário lhe ordenou que saísse e lesse o cartaz na porta.

Ela baixou a cabeça, engoliu em seco e saiu. E leu o cartaz, bem grande, na porta de entrada: PROIBIDO ENTRAR DESCALÇO!

Olhou para os seus pés descalços e sentiu as lágrimas chegarem aos olhos. O gosto do sorvete não comprado se diluindo na boca.

Ia se retirando, cabisbaixa, quando uma mão forte a tocou no ombro. Era um homem alto, grande. Para a menininha, ele parecia um gigante.

Foi com ela até o meio-fio, sentou-se e tirou os seus sapatos número 44 e os colocou em frente a ela.

Depois, a suspendeu e enfiou os pés dela nos seus sapatos.

"Eu fico aqui, esperando." - disse ele. "vá buscar o seu sorvete! Não tenho pressa."

Ela foi deslizando os pés, arrastando os sapatos, até o caixa.

Comprou sua ficha e saiu, vitoriosa, com seu sorvete na mão.

Quando foi devolver os sapatos para aquele homem, de pés grandes, barriga grande, ela se deu conta de que se ele tinha pés enormes, muito maior ainda era o seu coração.





Amar ao próximo é fazer a alegria de alguém, por mais insignificante que ela possa parecer.

É ter olhos de ver a necessidade embutida nos olhos tristes.

É ter ouvidos de ouvir os soluços afogados na garganta e os pedidos jamais expressos.

Amar ao próximo é simplesmente ter a capacidade de olhar um pouco além de si mesmo.


Cap. "Pés Grandes, Coração Maior Ainda", de autor desconhecido, do livro Histórias para Aquecer o Coração dos Pais, de Jack Canfield, Mark Victor Hansen, Jeff Aubery, Mark & Chrissy Donnely, ed. Sextante.