sexta-feira, 13 de maio de 2011

Certo ou errado?



domingo, 1 de março de 2009
Certo ou errado uma questão de ponto de vista!
O ser humano tem opções ou decisões a tomar que envolvem sempre o binômio certo-errado, porém nem sempre consegue discernir o que é certo ou o que é errado, existem situações em que a pessoa percebe-se como agindo certo, mas que todos dizem que está errado, só que os argumentos utilazados por todos não são convincentes para fazer com que se aperceba de que não está certo. Nisso um questionamento surge: Se todos dizem que você está errado, mas você se acha certo, será que é possível você ser o único certo nessa situação? existem parâmetros que possam clarificar quem estará certo ou errado ou será apenas porque a maioria vence? e se a maioria diz que você está errado então é porque está errado?

Alguns pontos para tentar clarificar, em primeiro lugar nem sempre a maioria está certa ou tem razão, em segundo lugar a quantidade não significa necessariamente qualidade. Por outro lado, muitas das vezes as pessoas se identificam com a situação e em última instância estão emitindo juízo de valores, mas não em relação ao acontecimento em si. Outras vezes as pessoas transportam o que conhecem do passado da pessoa, que consideram estar errada, sem realmente conhecer o acontecimento presente, razando tudo pela mesma medida.

Disso tudo, o importante é que a pessoa tenha uma conduta única, de acordo com os princípios definidos previamente em conformidade com seus valores éticos ou morais e profissionais, que seja flexível desde que não tenha que abrir mãos dos princípios pelos quais se rege, que tenha sempre um argumento que justifique sua atitude´, "ter pau para bater e não para apanhar". Neste aspecto, se for a nível profissional, alguns dirão "o importante é no final do mês receber o teu salário, sem ter dor de cabeça", porém não é bem assim, há que tomar as devidas providências, agir com prudência e cautela, pensando nas consequências a longo prazo e não no imediato livrar dos aborrecimentos ou "dor de cabeça" do momento ou para que não viva "dando murro em ponta de faca", principalmente se a maioria detiver o poder. De que adianta não "esquentar a cabeça" no momento para depois ter uma bruta dor de cabeça e sem defesa?

Por outro lado quando pedimos opinião a outros e estes nos dizem que estamos errados nos fazem refletir sobre o que está sendo apontado e nessa reflexão é que encontramos o caminho correto, porque a decisão deve ser nossa, a responsabilidade das decisões é sempre nossa, se fizermos porque alguém sugeriu, sem olharmos todos os ângulos e depois escolhermos um, que consideremos o mais certo, se der para o torto, não é ao outro que será cobrada a responsabilidade e sim a nós mesmos, independente de ter sido sob influência de alguém.

Se tivermos que seguir um caminho não escolhido ou decidido por nós próprios que seja seguindo a orientação do Criador, que está sempre nos apontando o caminho e na maioria das vezes nós não conseguimos ver e somos renitentes em aceitar, porque não confiamos Nele que na verdade está dentro de nós. A nossa intuição ou o nosso sexto sentido nada mais é do que o próprio Deus falando connosco e nos apontando o caminho.

Ao longo da História observamos que alguns seres humanos estiveram nessa encruzilhada, por suas ideias, seus princípios, suas teorias e crenças, sozinhos, embora certos, contra a multidão errada: Um dos maiores exemplos disso é justamente o mais correto e justo dos homens, Jesus Cristo, embora inocente morreu pregado numa cruz como se fosse um criminoso, cujo o único crime, foi ter a coragem de ser autêntico, coerente e dizer a verdade, vítima da maledicência, intriga, daqueles que se sentiram ameaçados por ele, por medo de perderem o poder que até então detinham.

Outros exemplos reportam para Galileu Galilei: Em 1632, Galileu publicou “Dialogo Sopra i Due Massimi Sistemi del Mondo”, onde produzia uma conversa entre três personagens: Salviati, Sagredo e Simplicius. Nesta obra, Galileu afirmou que a terra girava em torno do sol, o que contrariava a teoria aceite pela Igreja Católica. Os Diálogos foram proibidos e Galileu foi interrogado diversas vezes. Apesar das ameaças de tortura, Galileu manteve as suas convicções sobre a teoria heliocêntrica, que segundo o Santo Ofício de Roma, era incompatível com a Sagrada Escritura. Galileu foi obrigado a negar a publicamente a teoria copernicana e condenado a viver em prisão domiciliária em Arcetri, onde escreveu as obras "Discorsi" e dimonstrazioni matematiche intorno a due nuove scienze", "Aattinenti alla meccanica" e "I movimenti locali", que foram secretamente publicadas na Holanda em 1638.
Diz a lenda que, quando foi julgado por heresia, em 1633, e forçado a abjurar a sua crença de que a Terra se movia à volta do Sol, Galileu teria murmurado: "Eppur si muove" ("No entanto move-se").
Morreu em 8 de Janeiro de 1642 em Arcetri, completamente cego.
Em 1992 o Papa João Paulo II deu por encerrado o caso Galileu, reconhecendo que alguns elementos da Igreja haviam cometido erros neste processo.
www.e-escola.pt/personalidades.asp?nome=galilei-galileu

Em resumo, devemos ser fiel aos nossos princípios para que no futuro tenhamos sempre argumentos em nossa defesa, o que não teremos, se infringirmos as regras estabelecidas, em especial se isso implicar abrir mão dos nossos princípios ou tenhamos que calar a própria consciência, não importando que para isso, estejemos sozinhos na multidão.