sexta-feira, 11 de junho de 2010

A vida que dá voltas






Depois das grandes tempestades em nossas vidas, às vezes, ao invés da bonança esperada, costumamos fechar a alma para balanço.

E por mais que digamos estar disponíveis ao diálogo, bem no fundo do nosso coração colocamos uma porta.

E esta porta fica tão trancada, que se nós mesmos não a abrirmos, tornar-se-á quase que intransponível.

É como se nossa casa tivesse sido saqueada e o medo de que fosse arrombada de novo não nos deixasse viver sossegados.

Visitantes cadastrados até poderiam chegar ao jardim... mas passar da soleira, quem disse? E ficamos tantas vezes nos perguntando, o porque de ninguém se aproximar muito de nós se pensamos, numa atitude de bloqueio à verdade, que estamos dando espaço para que todos nos visitem.

Fingimos não enxergar o letreiro de “passagem proibida” ou os cadeados enormes que colocamos nos portões e nos muros que erguemos ao redor de nós, porque é duro admitir que temos medo de mais experiências depois que uma, duas, três ou mil delas não deram certo.

Mas se só as pessoas sensíveis enxergam esse bloqueio e elas são cada vez em número menor, as não tão persistentes se afastam, com medo de que soltemos os cães bravos em cima delas e as ponhamos para correr!

Assim acabamos, por comodismo, ficando com as pessoas menos perigosas; com aquelas com quem sabemos que nunca chegaremos a ter envolvimento maior, até porque sua percepção não é tão aguçada para penetrar no nosso interior.

Ficamos com aquelas com quem temos menos afinidade e pouca cumplicidade, principalmente aquela que vem do fundo da alma...

Porque não queremos que ninguém invada a fortaleza inexpugnável dos nossos segredos, onde guardamos as mágoas, os ódios não passados a limpo e os amores mal sucedidos. Não queremos saber de quem nos leia pensamentos e não pretendemos nos prender a nada, embora digamos sempre o contrário...

Embora saibamos que a falta das amarras num porto onde poderemos atracar quando estamos à deriva, pode constituir uma bela teoria de liberdade, mas não nos gratifica, pois o ser humano não nasceu para ficar só.

Nós, hoje, bem ou mal, podemos escolher nossos amores e amigos. E que possamos escolher os melhores, e não os mais cômodos.

E que possamos, também, ter alguns inimigos e, entre os nossos conhecidos, pessoas incompatíveis conosco, porque são eles que nos ajudam a superar os nossos limites e nos botam para frente, nem que seja para que lhes mostremos do que e o quanto somos capazes.

Precisamos ter histórias para contar, sejam elas com finais tristes ou felizes.

Precisamos passar por experiências que nem sempre são gratificantes pois uma existência passada em brancas nuvens , é uma existência sem frutos.

Um dia, talvez, venhamos a entender melhor os mistérios da vida e que, para chegarmos a um determinado ponto, muitas vezes teremos que passar por vários obstáculos.

Talvez entendamos que precisamos nos purificar sofrendo várias provações até conseguir nossos objetivos e receber alguma recompensa.

Algumas doutrinas religiosas e filosóficas tentam explicar porque algumas pessoas sofrem e outras são poupadas e porque alguns de nós encontram suas metades e outros passem a vida inteira a procurá-las.

Mas são explicações que talvez nós leigos, não consigamos facilmente entender.

A única coisa que podemos arriscar, é que nada acontece por acaso... ou será que acontece? Talvez, quando sofremos, estejamos passando por um processo de purificação que nunca será entendido ou aceito por nós enquanto estivermos vivendo a experiência.

Talvez, quando procuramos alguém ou alguma coisa, estejamos nos informando; talvez quando encontramos tanta gente incompatível conosco é porque, de alguma maneira, somos ou fomos as pessoas determinadas a surgir em suas vidas, seja para suportá-la,ajudá-las ou para que, através delas, aprendamos alguma lição importante: da serenidade à perseverança, da paciência à fé.

Mas, por mais que apanhemos, que nos escondamos para fugirmos da vida, de nós mesmos, dos machucados e rejeições, tudo passa. O desespero nunca foi solução para nada pois, afinal, não há bem que nunca acabe e nem mal que sempre dure.

A vida sempre seguirá dando voltas.

Tomara que saibamos aproveitar as ascensões para levantar quem estiver próximo de nós e as quedas para aprendermos a ser humildes.

Procure tempo




Hoje, ao atender ao telefone que insistentemente exigia atenção, o meu mundo desabou...
Entre soluços e lamentos, a voz do outro lado da linha me informava que o meu melhor amigo, meu companheiro de jornada, meu ombro camarada, havia sofrido um grave acidente, vindo a falecer quase que instantaneamente...
Lembro de ter desligado o telefone, e caminhado a passos  lentos para meu quarto, meu refúgio particular... As imagens de minha juventude vieram quase que instantaneamente a minha mente...
A faculdade...
As bebedeiras...
As conversas em volta da lareira até altas horas da noite...
Os amores não correspondidos...
Perdi a conta as vezes em que ele carinhosamente me ligava quando eu estava no fundo do poço...
...ou das mensagens, que nunca respondi, as quais constantemente me enviava, enchendo minha caixa postal eletrônica de esperanças e promessas de um futuro melhor. 
Lembro que foi o seu rosto preocupado que vi quando  acordei de minha cirurgia para retirada do apêndice...
Lembro que foi em seu ombro que chorei a perda de meu amado pai... Foi em seu ouvido que derramei as lamentações do noivado desfeito...
Apesar do esforço para vasculhar minha mente, não consegui me lembrar de uma só vez em que tenha pego o telefone para ligar e dizer a ele o quanto era importante para mim contar com a sua amizade... Afinal.... 
Afinal, eu era muito ocupado!!! EU NÃO TINHA TEMPO!!!
Não lembro de uma só vez em que me preocupei de procurar um texto edificante e enviar para ele...
...ou qualquer outro amigo, com o intuito de tornar o seu dia melhor.
EU NÃO TINHA TEMPO!!!
Não lembro de ter feito qualquer tipo de surpresa, como aparecer de repente com uma garrafa de vinho e um coração aberto disposto a ouvir.
EU NÃO TINHA TEMPO!!!
Não lembro de qualquer dia em que eu estivesse disposto a  ouvir os seus problemas.
EU NÃO TINHA TEMPO!!!
Acho que eu nunca sequer imaginei que ele tinha problemas... 
Não me dignei a reparar que constantemente meu amigo  passava da conta na bebida...
Achava divertido o seu jeito bêbado de ser.
Afinal, bêbado ou não ele era uma ótima companhia para mim...
Só agora vejo com clareza o meu egoísmo. 
TALVEZ...
E este talvez vai me acompanhar eternamente... 
Talvez se eu tivesse saído de meu pedestal egocêntrico e prestado um pouco de atenção...E despendido um pouquinho do meu sagrado tempo, meu grande amigo não teria bebido até não agüentar mais e não teria jogado sua vida fora ao perder o controle de um carro que com certeza, não tinha a mínima condição de dirigir...
Talvez ele, que sempre inundou o meu mundo com sua iluminada presença, estivesse se sentindo sozinho... Até mesmo as mensagens engraçadas que ele constantemente deixava em minha secretária eletrônica, poderiam ser seu jeito de pedir ajuda...
Aquelas mesmas mensagens que simplesmente apaguei da secretaria eletrônica, jamais se apagarão da minha consciência. 
Estas indagações que inundam agora o meu ser nunca mais  terão resposta.
A minha falta de tempo me impediu de respondê-las.
Agora, lentamente, escolho uma roupa preta - digna do meu  estado de espírito - e pego o telefone.
Aviso o meu chefe que não irei trabalhar hoje, e quem  sabe, nem amanhã nem depois....
...pois irei tirar o dia para Homenagear com meu pranto a uma das pessoas que mais amei nesta vida.
Ao desligar o telefone, com surpresa eu vejo, entre  lágrimas e remorsos, que para isto, para acompanhar durante um dia inteiro o seu corpo sem vida...
EU TIVE TEMPO!!!
Descobri que se você não toma as rédeas da tua vida...
O TEMPO
TE ENGOLE
E TE ESCRAVIZA.
Trabalho com o mesmo afinco de sempre, mas sou somente "o profissional" durante o expediente normal. Fora dele, sou um ser humano!! 
Nunca mais uma mensagem da minha secretaria eletrônica  Ficou sem pelo menos um "oi" de retorno.
Procuro constantemente encher a caixa eletrônica dos meus  amigos com mensagens de amizade e dias melhores.
Abraço constantemente meus irmãos e minha família, pois os laços que nos unem são eternos
Esses momentos costumam desaparecer com o tempo, e todo o cuidado é pouco.
Distribuo sorrisos e abraços a todos que me rodeiam,  afinal, PARA QUE GUARDÁ-LOS?
Enfim...
Você achou um tempinho para ler isto.... Agora, disponha de outro minuto para mostrar para os seus amigos e familiares que você está pensando neles e que eles significam algo.... E são importantes na sua vida!!!
Envie esta mensagem a todas as pessoas que são importantes pra você... Mostre a elas que sempre existe “um tempinho” no qual você pensa nelas....
Não espere o dia em que as pessoas mais importantes de sua vida serão tiradas de você para que você possa demonstrar o quanto elas significam...
Faça alguém feliz hoje...
O AMANHÃ PODE NÃO CHEGAR...
E você terá perdido uma grande oportunidade de transmitir todo o seu carinho...
Deixe alguém feliz... Hoje... E sempre!!! E principalmente...
SEJA FELIZ VOCÊ TAMBÉM!!! 

Viajantes no Tempo




Conta a lenda, que um jovem chegou à beira de um oásis, junto a um povoado e, aproximando-se de um ancião, perguntou-lhe:
-"Que tipo de pessoas vive neste lugar?"
O ancião, por sua vez, perguntou:
-"Que tipo de pessoa vive no lugar de onde você vem?"
Respondeu-lhe o rapaz: 
-"Oh! Um grupo de egoístas e malvados. Estou satisfeito de haver saído de lá.”
A isso o ancião replicou:
-"A mesma coisa você haverá de encontrar por aqui."
No mesmo dia, um outro jovem se acercou do oásis para beber água e vendo o ancião perguntou-lhe:
-"Que tipo de pessoas vive por aqui?"
O ancião respondeu com a mesma pergunta:
-"Que tipo de pessoas vive no lugar de onde você vem?"
E o rapaz respondeu: 
-"Um magnífico grupo de pessoas, amigas, honestas, hospitaleiras.
Fiquei muito triste por ter de deixá-las".
Respondeu o ancião:
-"O mesmo encontrará por aqui".
Um homem que havia escutado as duas conversas perguntou :
-"Como é possível dar respostas tão diferentes à mesma pergunta?"
E o ancião respondeu:
-"Cada um carrega no seu coração o meio em que vive. Aquele que nada encontrou de bom nos lugares por onde passou, não poderá encontrar outra coisa por aqui. Aquele que encontrou amigos ali, também os encontrará aqui."
"Somos todos peregrinos! Cada um encontra na vida exatamente o que traz dentro de si.” (Yasmin)