quarta-feira, 15 de junho de 2011

A segunda escolha




A segunda escolha a ser feita: Amar ao próximo. “O amor jamais acaba”, escreveu o apóstolo Paulo em sua Primeira Carta aos Coríntios, capítulo 13. E a maior força que existe no universo é o amor. Escolha amar. Jesus disse para amarmos uns aos outros, até mesmo nosso inimigos. “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”. (João 15:12).
Ainda na Primeira Carta aos Coríntios, mas agora no capítulo 16, verso 14, Paulo disse: “Todos os vossos atos sejam feitos com amor”. Numa comparação, eu diria que o amor é como o óleo em uma máquina. Sem ele, as engrenagens dessa máquina tornam-se duras e emperram, comprometendo todo seu funcionamento. É assim também numa relação, seja qual for o contexto: casamento, trabalho, igreja, entre amigos. Quando falta o óleo do amor, tudo parece emperrar e nada funcionar. Por isso que a Palavra está dizendo: “Todos os vossos atos sejam feitos em amor.” Quando você faz algo resmungando, reclamando, é sinal de que o óleo está faltando. Mas quando há amor, tudo é tão diferente!
A Bíblia nos conta a história, em Gênesis 29, de um moço que se apaixonou por uma mulher, que para tê-la ao seu lado, teve que trabalhar para o sogro por sete anos. Porém, na noite de núpcias, teve a ingrata surpresa de descobrir que ao invés de ter a mulher que lhe fora prometida e que tanto amava após todos os anos trabalhados, recebeu a irmã dela, a cunhada. Ao se dar conta disso, foi até o sogro e reclamou com ele dizendo que aquela não fora a mulher pela qual havia pagado um preço de esforço. A resposta do sogro fora: “Nós temos o costume de não casarmos a filha mais nova antes da mais velha.” Então, o sogro lhe disse que para ele ter a amada de fato, teria de trabalhar por mais sete anos. Os personagens desta história eram Jacó, o apaixonado; Raquel, a mulher amada; Lia, a cunhada rejeitada; e Labão, o sogro complicado e enganador.
Mas o amor superou o trauma, pois Jacó amava tanto a Raquel, que optou por trabalhar mais sete anos, até tê-la em seus braços. Nesse contexto, o que poderia ser um peso, um fardo, tornou-se um prazer. Porque havia amor. Os sete anos se passaram com suavidade, pelo muito que Jacó amava a Raquel. O amor foi à escolha.
Escolha amar. Amar as pessoas e aquilo que você faz. Quando você faz algo movido pelo amor, tudo passa a ser diferente! Certa vez, uma moça estava em um hospital cuidando de um homem que estava cheio de feridas, numa situação muito delicada. Até que alguém chegou e disse: “Eu não faço o que você está fazendo nem para ganhar um milhão de dólares”. A moça olhou para ele disse: “Eu também não faria. Mas o faço por amor.” Havia amor no trabalho realizado. Escolha amar. Tudo na vida é uma escolha. Se há algo que você pode dizer ser seu é a sua vontade, o seu livre arbítrio. E dentro do seu livre arbítrio, escolha amar.


Autor: Pr. Márcio Valadão