terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Ser Reativo ou Pró-ativo?

"...A Kabbalah se utiliza bastante dos termos comportamento pró-ativo e comportamento reativo. Pró-ativo e reativo são duas palavras codificadas para definir a natureza da Luz e a do Receptor. A Luz é pró-ativa, a força que causa o processo de criação; nós, como receptores, temos uma natureza reativa. Para que possamos adquirir similaridade de forma com a Luz e nos ligarmos a ela, temos que trabalhar para transformar nossa natureza reativa em pró-ativa. De uma forma muito simples, podemos explicar que Ser Pró-ativo é personificar e carregar os seguintes atributos: Ser a causa; compartilhar, ser o criador de novas situações.
Enquanto podemos afirmar que Ser Reativo é a soma dos seguintes aspectos:
Ser o efeito; receber; estar sob o controle das coisas.
Como identificar o comportamento reativo em um nível prático e pessoal?
O comportamento reativo está fundamentado sobre o
Desejo de Receber Para Si mesmo. Ganância, egoísmo, ego. Ele pode ser definido como qualquer tipo de reação a uma situação externa. Esse comportamento pode incluir raiva, ciúme, inveja, excesso de confiança, baixa auto-estima, etc.
É o comportamento reativo que nos motiva a tomar Prozac quando nos sentimos deprimidos, Lexotan quando sentimos ansiedade, álcool quando perdemos a auto-confiança. Todos esses sintomas são apenas falta de Luz.
Se o Prozac faz você se sentir melhor, então o Prozac é a causa e você é justamente o efeito. O alívio e a sensação de bem estar serão temporários e em pouco tempo iremos cair novamente nas emoções negativas.

Toda vez que assumimos um comportamento que está sendo motivado pelo nosso ego, não estamos compartilhando. Toda vez que reagimos a quaisquer estímulos, motivados por um fator externo, estamos sendo mero efeito e não a causa. Toda vez que deixamos forças externas influenciarem nossos sentimentos perdemos o controle.
Enquanto estivermos vivendo nossas vidas sem nenhum crescimento pessoal ou mudança interna de nossa natureza , não estaremos criando novos níveis espirituais de e
xistência para nós mesmos.
Cada vez que uma reação seja provocada, devemos retomar a restrição original, pisar nos freios de nossas reações. Cada vez que fizermos isso estaremos nos movendo para mais próximos de nossa origem, estaremos promovendo a
transformação de caráter com o propósito de adquirir Luz, realização e satisfação duradouras."
.
Texto do Rabino Joseph Saltoun