segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Os quatro compromissos

SEJA IMPECÁVEL COM A SUA PALAVRA

Fale com integridade. Diga somente o que você realmente quer dizer. Evite usar a palavra para falar contra você ou fazer fofocas de outras pessoas. Use o poder da sua palavra no sentido da verdade e do amor.

NÃO LEVE AS COISAS DO LADO PESSOAL

Nada que as outras pessoas fazem é por causa de você. O que os outros dizem ou fazem é uma projeção da realidade deles, de seus próprios sonhos. Quando você fica imune às opiniões e ações dos outros, você não será vítima de sofrimento desnecessário.

NÃO FAÇA PRESSUPOSIÇÕES

Tenha a coragem de fazer perguntas e de expressar o que realmente você quer. Comunique-se com os outros o mais claramente possível, para evitar mal-entendidos, tristezas e dramas. Somente com esse princípio você poderá transformar completamente a sua vida.

SEMPRE FAÇA O SEU MELHOR

O seu melhor muda de um momento para outro; será diferente quando você está bem de saúde e quando não. Em qualquer momento, faça simplesmente o seu melhor, e assim você evitará auto-julgamento, auto-abuso e arrependimentos.
.
Sinopse do livro (Livraria Cultura):
Baseado nas tradições dos antigos toltecas, povo que habitava a região do atual México, Don Miguel Ruiz acena com uma nova vida, repleta de energia, genuína felicidade e amor. Para alcançá-la, basta estabelecer e honrar alguns compromissos básicos. Don Miguel Ruiz ensina aqui a incorporar essas diretrizes ao dia-a-dia, afastando o inferno da depressão, da insegurança e da dependência e conquistando a única e verdadeira liberdade - a que vem da alma, aquela que cada indivíduo concede a si mesmo.