sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Arte que Espiritualiza


As canções espirituais dos Beatles

Especialistas e estudiosos costumaram, por muito tempo, dividir a história do rock em antes e depois dos Beatles. Talvez ainda hoje seja assim. O grupo conta com canções belíssimas que, com certeza, receberam "do alto" inspiração para tamanho trabalho. Alguns deles, como o próprio Mc Cartney já chegou a declarar que em muitas de suas composições sentiu uma facilidade enorme para escrever e em muitas oportunidades chegou a sentir a presença de pessoas especiais, amigos que já haviam desencarnado, acreditando na influência daquele ser no momento da composição.

Claro que inúmeras são as letras do grupo que contam com outro tipo de finalidade. Muitas instigaram os jovens a cometer atos impensáveis ou até mesmo ao estímulo das drogas, mas inúmeras foram as canções escritas com o teor como essa aí. Segundo os "beatlesmaníacos" a canção teria sido escrita por McCartney num dia em que ele sonhou com sua mãe, que havia falecido, e no sonho ela dizia que estava bem.

Para mim, mais do que isso, a letra parece nos remeter a um estímulo para os momentos de solidão, tristeza e dificuldades que a vida apresenta. Nos faz conseguir manter o coração tranquilo e acreditar que tudo ficará bem e que tudo dará certo. Por mais difíceis que sejam as provas pelas quais estejamos passando. Que saibamos confiar, ter fé e deixar ser. Porque tudo o que tiver que ser será. Independente de nossa vontade ou não. Resta-nos somente estar preparados para abraçar com amor quaisquer que sejam as surpresas da vida. Como desejaríamos que fosse, ou não. O segredo é deixar estar...