terça-feira, 29 de junho de 2010

Fui ajudá-lo chorar




Como anda seu envolvimento com as outras pessoas? Você é daqueles que se fecham em seus problemas, em suas dificuldades, nem sequer querendo saber se existe alguém à sua volta que precisa de ajuda? Ou você é daquelas almas que já consegue se envolver com as dores alheias, procurando diminuí-las, ou pelo menos não deixando que alguém sofra na solidão?

Há uma certa passagem que pode ilustrar isso; passagem vivida pelo autor Leo Buscaglia, quando, certa vez, foi convidado a ser jurado de um concurso numa escola. O tema da competição era: ”a criança que mais se preocupa com os outros”.

O vencedor foi um menino cujo vizinho, um senhor de mais de oitenta anos, acabara de ficar viúvo. Ao notar o velhinho no seu quintal, em lágrimas, o garoto pulou a cerca, sentou-se no seu colo e ali ficou por muito tempo.

Quando voltou para sua casa, a mãe lhe perguntou o que dissera ao pobre homem. Nada – disse o menino – ele tinha perdido a sua mulher, e isso deve ter doído muito. Eu fui apenas ajudá-lo chorar.

A pureza do coração das crianças é sempre fonte de ensinamentos profundos. Geralmente costumamos dizer que não estamos aptos a ajudar alguém, por não sermos capazes, ou porque sabemos tão pouco para consolar. Para muitos, esta é uma posição de fuga, uma desculpa que encontramos para mascarar o egoísmo que ainda grita dentro de nossa alma, dizendo que precisamos primeiro cuidar de nós mesmos, e que os outros são menos importantes.

Para outros, isso reflete a falta de esclarecimento, pois precisamos compreender que todos temos capacidade de auxiliar. Não nos preocupemos se não conhecemos palavras bonitas para dizer, ou se não podemos conceber uma saída miraculosa para uma dificuldade que alguém atravesse. Nossa companhia, nosso ombro amigo, nosso dizer “estou aqui com você”, são atitudes muito importantes.

Muitas vezes, o que as pessoas precisam é de alguém para chorar ao seu lado, para estar ali, afastando o fantasma da solidão para longe, e não permitindo que os pensamentos depressivos tomem conta de seu senso. Outras vezes, mais importante que os conselhos, que as lições de moral, é o nosso abraço apertado, nosso tempo para ouvir o desabafo de alguém.

Não precisamos ter todas as respostas e soluções dos problemas do mundo em nossas mãos, para conseguir ajudar. Os verdadeiros heróis são aqueles que ofertam o que tem, o que sabem, e, mais do que tudo, ofertam seus sentimentos, suas lágrimas aos outros.

"Ainda que sejamos inábeis ao falar, se as nossas palavras forem ditas com amor, terão o poder de mover as pessoas."


Rivalcir

Razão de um Viver




A gente vai descobrindo aos poucos...aqueles que estamos começando a amar...Vamos formando um castelo juntando as coisas boas... e convivendo com aquelas que não são boas para nós, mas que fazem parte do nosso aprendizado.

Assim foi que eu acabei me apaixonando por alguém que é um ser maior... muito alem do que eu conhecia até aquele momento. Eu estava apenas começando a viver, (me entendendo com a realidade). Fui descobrindo dia a dia... alguém que ia me fascinando a cada segundo, criando dependências, e eu sentindo saudades antecipadas.

Derrepente estou ali... tentando me recompor, entrar no meu eixo... apaixonei-me perdidamente ... totalmente e inconseqüentemente. Aceitei com segurança e paz este amor, agora eu tinha algo sublime para me dedicar e me dividir, enquanto aqui estiver para ver e viver.
Servir e servi-lo em todos os sentidos... um ser superior.

Ser capaz de entender a guerra... destruir e reconstruir.
Tão superior ao alimentar a esperança da criança do jovem e do idoso... Capaz de ser inferior ao esquecê-los, aos Deus dará da vida. Sim!! capaz de esquecer irmãos, país e filhos...

Promove a cura para milhares de doenças... e é capaz de ser servil aos esquemas do poder materialista, em troca do bem estar de alguns poucos. Capaz de amar sem limites...mudar a direção do pensamento sobre coisas e fatos e tornar-se humilde ao chorar... não só por alguém... mas por ele.
Capaz de dizer e ouvir coisas maiores de dentro de si. entrega-se faz seu papel no espetáculo maior da vida... espera aplausos e é aplaudido... mas recebe pedras sem pedir, porque faz parte do script da vida.

É capaz de não recuar diante do obstáculo maior ... consegue seguir vencendo e repartindo partes de si, - perpetuando a espécie e orgulhando-se da sua capacidade multiplicadora. Doa-se por inteiro...Junta-se, orienta e é orientado pela inteligência superior.
Torna-se crente e acredita num observador maior.

Fica incrédulo diante da vida... e desafia o criador maior, muda sua criação pela necessidade e o prazer da gloria...e da sobrevivência.
Capaz de de matar pelo ódio...provocado por um instinto "quase" selvagem, somente compreensível pelo conhecimento da evolução destes seres ao longo dos milhões de anos... para onde estamos indo... ? tão longe e depressa...

‘’E capaz de não se entender diante de uma realidade visível... mas tão abstrata diante do mundo que vê naquele instante. Fica frio e calculista... Derrepente alegra-se e brinca de palhaço com as crianças, sensível ajuda um pedinte que passa pela rua, emociona-se diante do ser que sofre e as vezes sente-se o mais insensível de todos os habitantes desse espaço.

Como posso amar assim alguém tão complexo, tão irracional diante da verdade, tão lúcida quando pleiteia a vida e a sua eternidade. Quando entende sua magnitude diante da platéia que o aplaude e Confia-lhe há esperança de um dia melhor no futuro...

Como posso estar tão seguro de que é isso que quero, seguir um ser tão superior tão dono de si...enquanto por aqui estiver e por ser leal por ter recebido o direito da sua semelhança.

Com certeza estamos rodeados de inteligências superiores a nossa, em algum lugar na dimensão maior... Porem ninguém é tão humano, tão sensível, quando alimenta seu interior, ele é capaz de sonhara aos poucos, devagar...e estar construindo uma realidade a cada segundo.
É uma viagem mágica estar vivendo por um tempo indeterminado... pelo menos para quem vivencia a vida, esta é uma oportunidade rara ! Ser um hospede temporário do Planeta, carinhosamente chamado de Terra.

Que maravilhoso é este planeta, as pessoas amam entre si. amam os animais, a natureza, seus carros, suas mulheres, filhos e pais. Servem a diferentes deuses, com milhares de crenças e bandeiras de todas as cores.

Vivendo todos juntos em um paraíso de flores, pássaros, peixes, e mares azuis, verdes, climas diferentes, brisas, chuva, sol, uma mistura deliciosa de calor e frio.
Estou amando alguém assim... capaz de nortear, recriar e matar o Planeta. Mas que também pode plantar a semente da esperança maior e de continuar recriando a vida, pela continuação do aperfeiçoamento natural da evolução.

Eu me apaixonei pelos “ Seres Humanos” ... assim como eles são... apesar de tudo e por tudo ... agora eu sou um igual...
até que a viagem por aqui termine.

Esta é a minha razão de viver.

Autor: Riva Liberato