quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Transformar

Todo ser humano é capaz de Amar, embora muitos ainda não saibam disto. Se somos capazes de amar, somos também capazes de nos transformarmos por Amor.

Pensando assim, entendemos que muitos dos nossos atos agem contra nós mesmos. Sempre que nos ferimos física ou espiritualmente, seja através de vícios ou de gestos ou pensamentos ruins, estamos nos punindo de alguma forma por algo que achamos que fizemos de errado, seja nessa encarnação ou em encarnações passadas.

Vamos refletir em cada um desses vícios ou gestos. Vamos analisá-los, torná-los conscientes. Por que estamos fazendo isso conosco? Por que estamos nesse caminho? Por que queremos nos ferir ou ferir o próximo? Se somos todas criaturas de Deus, se somos todos capazes de AMAR a nós mesmos e o próximo, qual o sentido do que estamos fazendo conosco? Vamos acordar e buscar o entendimento para os nossos atos. Somos todos filhos de DEUS e como tal fomos criados para a evolução e para a Felicidade. Cabe a cada um entender e transformar o seu caminho.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Ajudar o próximo

O ser humano tem muitas escolhas que podem ser feitas. Durante a sua existência terrena, escolhe todos os dias os caminhos que pretende trilhar. Aquele que escolhe dedicar parte de sua vida ao próximo é aquele que já enxerga a luz do Cristo em seu coração. Cada gesto, cada pensamento, cada ação em favor do próximo representa uma chama a mais acesa neste planeta.

O momento do nosso querido planeta Terra é crítico e de transformação. Neste momento a força da solidariedade deve se fazer presente, pois muitos irmãos necessitam de amparo, seja físico, moral ou espiritual. Uma simples oração, uma simples vibração pode auxiliar a muitos, pois as orações e as vibrações de cada um juntam-se com a de muitos outros e ganham força e luz.

O momento é de auxiliar a quem puderes. Como auxiliar o próximo? Podemos auxiliar de muitas formas, tanto materialmente como espiritualmente. Cada um sabe o que pode fazer, mas é certo que todos podem fazer alguma coisa. Podemos ser no mínimo um exemplo para os que estão próximos a nós, auxiliando-os naquilo que mais necessitam e amparando-os nas suas decisões.

Não podemos olvidar, porém, que para prestarmos qualquer auxílio ao próximo, precisamos estar bem conosco mesmo, pois para Amar o próximo, precisamos amar a nós mesmos. A nossa busca de evolução já se configura como auxílio ao próximo, visto que nos melhorando estamos refletindo essa melhora em todos aqueles que estão no caminho conosco.

Assim, busca essa luz em ti e depois expande esse Amor em todas as direções. A expansão da luz sempre contará com o apoio do Mestre Jesus.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Sobre as pessoas...

Falar sobre pessoas é sempre um desafio, pois há muito a se dizer. O planeta Terra abriga os mais diversos tipos de pessoas. Não vamos classificá-las porque este não é nosso objetivo, somos apenas observadores nesse contexto. Há pessoas em todos os estágios evolutivos, desde aquelas que já plantaram em seus corações a semente do Amor e que conseguem espalhar paz e tranquilidade a sua volta quanto há aquelas que foram praticamente precipitadas na carne, para que tivessem contato com outros seres humanos. Essa é a beleza desta nossa escola, todos convivem, sofrem, aprendem e crescem uns com os outros. O importante é que não importa o estágio em que estejamos, somos amados pelo Pai da mesma forma, e recebemos sempre o que precisamos para enfrentar o cabedal das nossas provas. Há sempre a escada a nossa frente e, cabem nesse contexto, as nossas decisões de subir ou não, e quando subir o próximo degrau. O importante é que sem dúvida subiremos, uma vez que nosso destino será sempre a evolução.

domingo, 20 de janeiro de 2013

O que é a verdade para você?

O que é a verdade? A verdade é o que cada um acredita no seu momento da caminhada. Cada ser enxerga o mundo de uma forma e, para ele, a verdade é tudo aquilo que acredita. No mundo particular de cada um são formados conceitos particulares, os quais serão obviamente transformados com o tempo, pois a nossa tendência é a evolução. No entanto, em cada momento da caminhada formamos as nossas verdades e vivemos de acordo com elas. O importante é que saibamos respeitar as verdades de cada um e não queiramos obrigar aqueles que estão conosco a violar as suas verdades e adotar as nossas. Esse respeito é imprescindível para a boa convivência e saudável para manter o equilíbrio de cada um. Com o tempo as nossas verdades vão naturalmente se transformando, ganhando mais conceito e ficando mais claras, mas isso deve acontecer sem violências ou imposições, pois o espírito é livre, por mais que o corpo esteja encarcerado. Vamos, então, respeitar as verdades de cada um, para que as nossas verdades sejam respeitadas.

Quem são os meus inimigos?

Os nossos inimigos são por nós eleitos a cada dia. Muitas vezes se tornam nossos inimigos e voltam a serem os nossos amigos e não ficam nem sabendo. Isso ocorre porque os criamos dentro de nós. Sempre que julgamos os atos dos outros, estamos automaticamente criando esse inimigo dentro de nós. O importante é sabermos que com nossos julgamentos emanamos energia para outras pessoas e essas energias podem, de alguma forma, prejudicá-las, porém tudo que fazemos tem um retorno para nós e essa energia negativa voltará com mais força para o nosso campo vibratório. Nesse momento nos tornamos inimigos de nós mesmos, pois estamos nos atacando de forma inconsciente. Como lidar com isso, então? Exercitando o perdão e a paciência. Esse exercício impedirá que façamos julgamentos, e que sejam emanadas energias negativas para os outros, o que também nos auxiliará a melhorar o nosso campo vibratório. Lembremo-nos sempre de que com a mesma medida que medirmos os outros seremos também medidos. É mais fácil julgar e mais difícil amar e crescer espiritualmente, mas a escolha cabe sempre a cada um de nós

Mude

"Mude... mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade. Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa. Mais tarde, mude de mesa. Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua. Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde você passa. Tome outros ônibus. Mude por uns tempos o estilo das roupas. Dê os teus sapatos velhos. Procure andar descalço alguns dias. Tire uma tarde inteira para passear livremente na praia, ou no parque, e ouvir o canto dos passarinhos. Veja o mundo de outras perspectivas. Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda. Durma no outro lado da cama. Depois, procure dormir em outras camas. Assista a outros programas de tv, compre outros jornais, leia outros livros, Viva outros romances! Não faça do hábito um estilo de vida. Ame a novidade. Durma mais tarde. Durma mais cedo. Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua. Corrija a postura. Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novas delícias. Tente o novo todo dia. o novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor. a nova vida. Tente. Busque novos amigos. Tente novos amores. Faça novas relações. Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome outro tipo de bebida compre pão em outra padaria. Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa. Escolha outro mercado, outra marca de sabonete, outro creme dental. Tome banho em novos horários. Use canetas de outras cores. Vá passear em outros lugares. Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes. Troque de bolsa, de carteira, de malas. Troque de carro. Compre novos óculos, escreva outras poesias. Jogue os velhos relógios, quebre delicadamente esses horrorosos despertadores. Abra conta em outro banco. Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros teatros, visite novos museus. Mude. Lembre-se de que a Vida é uma só. Arrume um outro emprego, uma nova ocupação, um trabalho mais light, mais prazeroso, mais digno, mais humano. Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as. Seja criativo. E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa, longa, se possível sem destino. Experimente coisas novas. Troque novamente. Mude, de novo. Experimente outra vez. Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores, mas não é isso o que importa. O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia. Só o que está morto não muda!"* (Edson Marques)

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Bom dia com o seu Talento!

O seu Talento Qual é o seu talento? Todos nós temos o nosso talento e na maioria das vezes passamos pela vida sem descobrí-lo. Geralmente ele está escondido atrás das coisas que fazemos com prazer, com naturalidade, com amor. Pode ser o talento para pintura, música, dança, trabalhar com pessoas, criar novas coisas etc. O importante é descobrir e desenvolver esse talento. Isso fará de você um ser mais completo, mais útil e mais Feliz! Para descobrir o seu talento você precisa se descobrir e esta fantástica viagem é gratuita, basta você querer. O autoconhecimento é uma excelente ferramenta de evolução, pois nos proporciona as opções de entendimento, aceitação e de transformação. Com esse exercício podemos direcionar melhor a nossa existência e tirar dela o melhor proveito. Quem é você? O que está fazendo? Por que está fazendo isso com você? Estas questões devem ser respondidas de forma verdadeira, pois as respostas lhe auxiliarão nas opções citadas de entendimento, aceitação ou transformação. O que você quer transformar? Pense nisso. Pense também que descobrindo e aplicando o seu talento estará contribuindo com você e com o próximo, pois será no mínimo mais Feliz e a felicidade é contagiante.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O amor é sublime

Como disse o Apóstolo Paulo, ainda que eu falasse a língua dos anjos se não tivesse amor, eu nada seria.... O Amor é um sentimento sublime que todos podemos sentir. Ele nasce no nosso íntimo e fortalece o nosso ser. Quando amamos tudo podemos. Quanto mais puro é o nosso amor mais forte e mais capaz de operar transformações em nós ele é. Quem ama cura e se cura. Quem ama vive e ajuda a viver. Quem ama enxerga oportunidade em todas as dificuldades. Quem ama cresce e ajuda a crescer. Quem ama estende a mão ao próximo sem medo. Todos podemos amar e ser amados, em qualquer lugar e situação. Não existe a escuridão eterna, pois a escuridão está em nós e quando nós abrimos uma pequena fresta de sentimentos bons, a luz penetra e faz amor em nós, nos tornando capazes de grandes mudanças. Deixemos que se faça luz em nossos corações através do grande Amor do Mestre Jesus, e façamos a nossa parte de levar com boa vontade esta luz aonde quer que andemos.

O QUE NOS FAZ DECIDIR A FICAR COM ALGUÉM

O que nos leva a querer passar a vida inteira com alguém é um mistério. Você pode fazer a lista infindável do que mais gosta de sua companhia e do que menos gosta, mas nenhuma vai incluir a chave do relacionamento. É um gesto, uma atitude, uma frase, algo que o toca em particular, que fecha com aquilo que procurava inocentemente desde pequeno. Meu amigo Felipe se apaixonou pelo jeito que a Fernanda colava o brinco quebrado com bonder, mas ele não desconfia até hoje que foi isso. Casou com ela depois de vê-la consertando a minúscula joia debaixo do abajur. Ele briga, discute, discorda da esposa, porém jamais vai se separar. Essa cena despertou uma necessidade incurável da presença dela. É o motivo do apego irascível. Existiu um quebranto, uma hipnose afetiva, talvez ele tenha se projetado no brinco (ela tentará me salvar quando me quebrar), talvez tenha se enamorado das suas concentradas mordidas de lábios. O que posso garantir é que Felipe ficou alucinado de ternura: naquele momento decidiu que ela era a mulher de sua vida. Em seu sangue, gravou o rosto da jovem empenhada em salvar o brinco. Com o piscar das pálpebras, tirou a fotografia fundadora do seu amor, um sudário que preservará seu sentimento toda manhã. Ele mal sabe que o real motivo de sua emoção está no plastimodelismo da infância. É bem capaz de nunca descobrir. Quando enfrentou catapora aos 10 anos, Felipe suportava sua solidão montando aviões. Grudava as pequenas peças de plástico com cuidado para não borrar a cola e estragar o encaixe. O brinco tornou-se mais um de seus aeroplanos. Já vi gente que se uniu pelo modo de dobrar o guardanapo, pelo modo de morder uma fruta, pelo modo de gritar de susto, pelo modo de amarrar os cadarços. Uma observação mínima acorda o inconsciente para sempre. Quanto maior o amor, mais insignificante a origem. Aceitaremos o cotidiano a dois sem determinar o porquê. Nossa decisão está baseada apenas na intuição. Um movimento nos ofereceu segurança para seguir em frente e aceitar o relacionamento. Minha namorada tampouco supõe o começo de sua paixão por mim. Inacreditavelmente, ela me ama pela forma em que tiro a camiseta. Com ambas as mãos, pelas costas, agarrando o tecido pela gola. Ela acha o gesto protetor, viril, maiúsculo. As mulheres se despem pela frente, de baixo para cima, levantando a blusa devagar e ritmado. Como a maior parte dos homens, sou abrupto. Puxo a camiseta com força, livro-me dela, como um animal arrancando a pele. Chega a ser cômico. E eu pensava que havia conquistado sua afeição com poemas. Publicado no jornal Zero Hora Coluna semanal, p. 2, 15/1/2013 Porto Alegre (RS), Edição N° 17313 * Arte de Allen Jones

domingo, 13 de janeiro de 2013

O som de Deus

Deus nos embala diariamente através dos sons do Universo. Podemos sentir Deus em nossa vida, quando nos propomos sinceramente a ouvir as notas musicais da espiritualidade aconchegando cada um de nós nos braços calorosos das energias positivas que promovemos em nosso pensamento em favor da nossa caminhada para a evolução. Deus ilumina nossos olhos e através do brilho próprio de Deus nos proporciona a sinfonia da vida sem divisões apenas em forma de união. Os sons de Deus entoam em nossos ouvidos dando-nos a condição para a reação, reação esta que nos livra dos enganos e das ilusões que criamos para nossos sentimentos e pensamentos. Ao som de Deus temos a oportunidade da renovação dos sentimentos, nos colocando a disposição para fazermos parte desta grande orquestra chamada vida onde Ele é o maestro.

sábado, 12 de janeiro de 2013

O Amor é Universal

O Amor é um tema universal. Todas as criaturas são criadas pelo Amor de DEUS e nenhuma é desprovida dele. Sendo assim, o destino de todos nós é a evolução e o mergulho no Amor universal. Quando sofremos, imaginamos erroneamente que não somos amados, o que é um grande engano, pois os que mais sofrem são geralmente os mais necessitados desse Amor, mas não conseguem percebê-lo, distribuí-lo ou absorvê-lo. A nossa tendência é sempre melhorarmos e quanto mais melhoramos, mais conseguimos nos ligar ao Amor universal e mais o atraímos para a nossa vida. Para isso precisamos voltar a nossa atenção para a qualidade dos nossos sentimentos, seja em relação a nós ou ao nosso próximo. Qual a qualidade dos seus sentimentos hoje? O que estamos pensando e sentindo e as quais consequências desses sentimentos? Observe-se e observe o mundo ao seu redor. Quando usamos nossa consciência para analisar o que fazemos ou sentimos, temos mais controle sobre para onde queremos ir e inevitavelmente melhoramos, pois devemos querer o nosso bem e o bem daqueles que estão conosco na caminhada. E quando não temos forças para mudar aquilo que julgamos errado? Se não temos força naquele momento, devemos buscar amparo e equilíbrio necessários a nossa decisão, lembrando que nada é para sempre, pois mesmo quando nos afastamos do Amor, somos atraídos para ele. Nosso destino é evoluir e não sofrer sem fim. Para tudo há um caminho que seja melhor e que traga Luz e Paz aos envolvidos. Para isso devemos juntar ao Amor a Fé, tão importante nos processos de mudanças. Com a Fé poderemos transformar, primeiro, a nós mesmos e, depois, qualquer situação que seja necessária.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Pensamentos e Apegos

Todo o ser vivo transita na atmosfera que cria para si mesmo. Criamos nossas necessidades e nossas ligações mentais. Com isto criamos um mundo particular, pois cada ser humano vive no seu próprio universo e assim enxerga o mundo ao seu modo. Isso faz com que as pessoas tenham diferentes pontos de vistas sobre o mesmo assunto. Jamais duas pessoas verão uma situação da mesma forma, por mais simples que ela se apresente. O colorido que damos às situações é só nosso. Por tudo isso cada ser cria os seus apegos, sejam eles físicos, materiais ou mentais. Esses apegos regem as necessidades e as reações que temos diante da vida. É importante analisarmos o que está nos regendo a cada dia. Para que e porquê estamos vivendo. As nossas necessidades e apegos estão de acordo com aquilo que traçamos para nós? Muitas vezes passamos muito tempo das nossas vidas em uma inércia despercebida, vivendo no automático e, quando percebemos, não estamos fazendo aquilo a que nos propomos ou mesmo aquilo que nos faz bem ou feliz, vamos simplesmente vivendo, deixando que os dias passem por nós. Para e analisa os teus atos, pensamento e apegos. Qual o sentido da tua existência? Sempre há tempo de um novo começo, então o que está esperando para aproveitar de forma mais eficiente e consciente esta bela oportunidade de estar aqui, encarnado? Para tudo há começo, meio e fim, e, como dizia Chico, se não podes mudar o começo, podes providenciar um novo fim.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Somos Bons!

Todos nós somos portadores de bons sentimentos, não há aquele que possa falar que não guarda algo de bom dentro si. Esta condição nos foi dada pelo Pai da Vida e somos os responsáveis por doar sentimentos bons e ações para o bem. Não temos como fugir, sempre a vida vai nos colocar em situações onde de uma forma ou de outra teremos que doar algo a alguém. Por isso os julgamentos do outro é desnecessário, porque desprendemos energias julgando as condições de sentimentos do outro e nos esquecemos que todos somos irmãos perante Deus e que há diferenças sim, mas as diferenças estão na evolução e no tempo de cada um, não devemos de forma alguma dizer que este ou aquele irmão é ruim ou é frio que não tem sentimentos. Se viemos de um mesmo Pai, todos somos irmãos uns precisando mais de ajuda que outros e o nosso papel nada mais é do que auxiliar, pois o auxilio nos ajuda nos ajustes que necessitamos para nos tornarmos melhores.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Na calma tudo se resolve...

"A mente é o senhor do corpo.(...) Quando a mente está calma, todos os objetos estão quietos; quando a mente se agita, uma multiplicidade de pensamentos surge ao acaso. Se puder ser vazio e claro, sem produzir pensamentos a partir do interior nem assimilar coisas dos exterior, reagindo sempre mas sempre calmo, então, mesmo que você fique diariamente em meio à agitação, sua mente será clara como um espelho e imóvel como um lago, sem poeira nem ondas. E você naturalmente não será afetado pelas circunstâncias." Clássicos Taoístas.

Seja Feliz!

Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. Só você pode evitar que ela vá à falência. Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você. Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções. Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a DEUS a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “NÃO". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem. Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para falar "EU ERREI". É ter ousadia para dizer "ME PERDOE". É ter sensibilidade para expressar "EU PRECISO DE VOCÊ". É ter capacidade de dizer "EU TE AMO". Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz... Que nas suas primaveras você seja amante da alegria. Que nos seus invernos você seja amigo da sabedoria. E, quando você errar o caminho, recomece tudo de novo. Pois assim você será cada vez mais apaixonado pela vida. E descobrirá que... Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência. Jamais desista de si mesmo. Jamais desista das pessoas que você ama. Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível. E VOCÊ É UM SER HUMANO ESPECIAL!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Os cinco compromissos:

1. Seja impecável com a sua palavra. As palavras tem imenso poder e não devem ser usadas de modo leviano. Diga apenas aquilo em que acredita e use corretamente sua energia. 2. Não leve nada para o lado pessoal. Quando alguém fala de você, está na realidade expondo a si mesmo. Aprenda a se tornar imune às opiniões alheias. 3. Não tire conclusões. Atenha-se apenas à realidade imediata e concreta. Seja sempre claro e transparente; ignore o que há de nebuloso ou mal-explicado. 4. Sempre dê o melhor de si. Em qualquer circunstância, faça o melhor que puder. 5. Seja cético, mas aprenda a ouvir. Confie em si mesmo e em ninguém mais. Aproveite-se da dúvida para questionar tudo o que ouvir. [Don Miguel Ruiz, O quinto compromisso]

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

E que 2013 seja maravilhoso, com muito amor para todos!

Eu lhe ensino que a primeira coisa e a mais importante é ser amoroso consigo mesmo. Não seja duro, seja suave. Cuide de si mesmo. Aprenda a se perdoar - quantas vezes precisar, sete vezes, setenta e sete vezes, cento e setenta e sete vezes. Aprenda como perdoar-se. Não seja duro, não crie antagonismos contra si mesmo. E então você florescerá. E nesse florescimento você atrairá uma outra flor. E há então um relacionamento com graça, com beleza, que tem em si uma benção. E se você puder encontrar tal relacionamento, ele crescerá numa prece. ... o seu amor tornar-se-á um êxtase... e através do amor você saberá o que é Deus. (Osho) “E o que eu sinto é o tal do amor. Aquele surrado, mal-falado, desacreditado e raro amor, que eu achava que não existia mais. Pois existe. E arrebata, atropela, derruba, o violento surto de felicidade causado pelo simples vislumbre do teu rosto.”

Receita para 2013!

Um 2013 Maravilhoso para todos!

Fazer o BEM sem olhar a QUEM “Quando aprendemos a conectar com a nossa própria natureza de amor, isto se torna um tesouro imperecível. Seja onde e com quem estivermos, ele permanece sempre com a gente. Através desse amor começamos a entender a interdependência de todas as coisas. Eu não estou sozinho, faço parte de uma família global. Com essa atitude somos capazes de restaurar os sentimentos de aceitação e pertencer. O amor expande, ultrapassa as fronteiras por nós criadas e torna-se ilimitado.” Brahma Kumaris