quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O Poder da Atitude Positiva


Irei pedir-lhe que faça algo pouco estranho. Em primeiro lugar, ouça os seus pensamentos. Agora diga-me, que pensamentos preenchem a sua cabeça? Como os rotularia, pensamentos positivos ou pensamentos negativos?
Agora, imaginemos que vai a caminhar pela rua, com estes pensamentos. Acha que, ao cruzar-se com alguém, essa pessoa conseguiria dizer-lhe o que vai na sua mente?
A resposta à primeira questão é pessoal. Mas a resposta à segunda questão costuma ser genérica. Apesar de não conseguir dizer-lhe exactamente o que vai na sua mente, as pessoas conseguirão ter uma ideia aproximada daquilo que está a pensar.
Eis outra questão. Quando entra numa festa, onde estão os seus amigos, ficam repentinamente todos calados como se algo horrível se tivesse passado? Ou ficam agitados como se estivessem à espera de um acontecimento excitante?
Consegue responder? A resposta depende de si.
Os pensamentos são muito poderosos e afectam a sua atitude em geral que, por sua vez, se reflectem na sua aparência -  a menos que seja um óptimo actor, como é óbvio.

A sua atitude positiva ou negativa também afecta as pessoas à sua volta.

Os pensamentos positivos têm um efeito revigorante. Para além disso, as pessoas à sua volta irão ser atingidos pela energia do seu tipo de atitude.
Por outro lado, os pensamentos negativos têm efeitos negativos nas outras pessoas. Para além do fazerem parecer nostálgico e triste, os pensamentos negativos tornam uma alegre festa num funeral.
Uma atitude positiva atrai pessoas, enquanto a atitude negativa as repele. As pessoas tendem a afastar-se daqueles com pensamentos negativos.
A atitude pode ser definida como a maneira de olhar para o mundo. Se escolher focar-se nas coisas negativas do mundo, terá uma atitude negativa.
Contudo, se escolher focar-se nas coisas positivas, terá uma atitude positiva perante o mundo.
Você tem muito a ganhar com uma atitude positiva. Por exemplo, os estudos mostram que a atitude positiva promove uma melhor saúde. As pessoas com este tipo de atitude têm também mais amigos, projectando uma atitude positiva que ajuda a lidar com o stress e com os problemas melhor do que aqueles que têm uma atitude negativa.
A atitude positiva começa com uma auto-imagem saudável.  Se gostar da maneira como é e se sentir satisfeito e confiante, fará com que aqueles à sua volta o vejam da mesma forma.
Por outro lado, a atitude negativa tem, como é óbvio, um efeito oposto. Por isso, adoptar uma atitude negativa tem uma dupla desvantagem: você sente-se mal consigo, e faz com que os outros sintam o mesmo.
Se pretende ter uma atitude positiva, terá de fomentar pensamentos saudáveis. Isto é provavelmente difícil de fazer nos dias de hoje uma vez que os media nos alimentam apenas com pensamentos negativos. Um estudo demonstra que, por cada 14 coisas que um pai ou uma mãe dizem a um filho, apenas uma é positiva. Isto é uma triste verdade.
Se pretende uma visão saudável da vida, tenha pensamentos felizes, e ouça coisas positivas. O que podemos fazer? Bem, como principiante, poderá ver um filme divertido, brincar com crianças, passar algum tempo a contar anedotas aos amigos. Todas estas actividades enchem-no de estímulos positivos, o que, no seu turno, promove uma atitude positiva.
Apesar de ser impossível isolar-mo-nos das coisas negativas à nossa volta, poderá mesmo assim ter uma atitude positiva, focando-se nas coisas boas da vida.
E esta atitude positiva poderá beneficiar os outros. Quando outras pessoas se sentem em baixo, o que as pessoas tentam fazer é dar-lhes conselhos. Mas, por vezes, tudo o que elas necessitam é alguém que os ouça. Tendo uma atitude positiva, será capaz de alegrar os outros sem precisar de dizer algo.
Se a atitude positiva é de fato tão vantajosa, porque preferem as pessoas ter uma atitude negativa? Aquele que adopta uma atitude negativa pode estar, de facto, a enviar um sinal de pedido de ajuda. Não me interprete mal; sentir-se triste, zangado ou nostálgico não é errado. Mas manter estes pensamentos durante muito tempo não é saudável. Há sempre um prazo limite para chorar.
Se se sentir assolado pelos problemas, mesmo na pior hora, foque-se nas coisas boas da vida, e irá sempre sentir esperança. Os problemas tornar-se-ão algo possível de ultrapassar.
Você não terá muito a perder por adoptar uma atitude positiva e saudável. Os estudos mostram que a atitude positiva, de facto, retarda o envelhecimento e torna-o mais saudável, ajudando-o a desenvolver um mecanismo de gestão de stress, e tem um efeito bastante positivo naqueles que estão à sua volta. Por isso, porque não adoptar uma atitude positiva? Faça-o hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário