quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Humildade







Segundo os hebreus, humildade é modéstia e reconhecimento, oriunda da
palavra hebraica hodaa, que significa dizer muito obrigado a Deus. A humildade, ao contrário do que muitos pensam, não é depreciar a si mesmo, nem a ignorância com relação ao que somos, mas justamente o inverso; é o conhecimento exato do que não somos; é a aceitação plena dos próprios defeitos e qualidades sem a necessidade de invocar a vaidade. Na natureza, como todos sabem, tudo se transforma. Temos um grande exemplo de humildade quando as folhagens, frutos, animais mortos e troncos se decompõem, voltam para a terra em forma de adubo orgânico, nutrindo toda a vida à sua volta. Sob este prisma, cada um de nós, um dia, terá com certeza a sua oportunidade de ser humilde.

Mas no dia a dia, a verdadeira humildade é vista apenas nos processos de
autoconhecimento avançados; é aquela em que o homem tem consciência plena de
quem ele é - das suas habilidades, das suas qualidades e defeitos -, compreende, assim, a natureza da sua inferioridade, reconh ece seus limites,mas isto não o aflige; ele se esforça para atingir a excelência na busca incessante de seu aperfeiçoamento físico, mental e espiritual.

A humildade é a coragem de assumir que posso estar errado e exige a responsabilidade de aprender com as experiências e conhecimentos disponíveis ao seu redor. Segundo a filosofia judaica, se a tolerância é o motor da vida, a humildade é o seu combustível.

É preciso ser humilde para reconhecer o s erros e retificar, mas isso nos dará uma grande sabedoria, e capacidade de ajudar os outros também.

Sendo assim, o autoconhecimento é a base da humildade. É trabalho em equipe, é reconhecer que o outro é também peça fundamental do
seu sucesso.

Como desenvolver a humildade?
Segue algumas atitudes diárias que desenvolvem a humildade:
1 - Admitir que você não é o dono da verdade e que não sabe tudo..
2 - Ouvir os outros com atenção, pois qualquer pessoa pode lhe ensinar alguma coisa.
3 - Não confundir humildade com humilhação;
4 - Coragem! Humildade não é para covardes e fracos, somente os fortes
conseguem ser humildes.
5 - Enxergar os pontos fortes e não somente os fracos das pessoas ao seu
redor.
6 - Ter sensibilidade para perceber e disponibilidade para servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário