segunda-feira, 14 de março de 2011

A História de Santa Rita de Cássia


A História de Santa Rita de Cássia
Este post é uma homenagem à Santa Rita de Cássia, da qual sou devoto. Dia consagrado a Ela, 22 de Maio.

" Ela nasceu em 1381, filha única de Antonio Lotti e Amata Ferri, em Roccaporena (a 5 km de Cássia). Este povoado situava-se bem no alto do montes Apeninos, na província da Úmbria, mesma província de outros santos como São Francisco de Assis, São Bento e Santa Clara.

Conta-se que seus pais eram conhecidos como “Pacificadores de Cristo” nas lutas políticas e familiares entre os Guelfi e os Ghibelini. Gostavam muito de ajudar os mais necessitados, mas faltava-lhes um filho. Sua mãe Amata já estava com idade avançada, quando um anjo apareceu e lhe revelou que daria à luz uma menina que seria a admiração de todos, uma escolhida por Deus para manifestar os seus prodígios. O nome de Rita, diminutivo de Margherita, foi revelado pelo anjo, com o qual a Santa se tornou conhecida para sempre.

Casou-se a contragosto com Paolo di Ferdinando Mancini, descrito como um homem de caráter feroz, que seria capaz de provocar um verdadeiro escândalo se Rita e seus pais não aceitassem o casamento. Viveu por 18 anos com seu esposo! Mas não tinha uma palavra de ressentimento. A mansidão, a docilidade e prudência da esposa suavizaram aquela rude impetuosidade. Fernando não pôde resistir a tanta abnegação e mudou completamente de vida, tornando-se um marido respeitoso.

Rita sentia-se feliz por ver seu marido convertido ao bom caminho e por educar os dois filhinhos que o céu lhe dera: Giovanni Tiago e Paolo Maria. Mas sua felicidade durou pouco. Quando menos esperava, seu marido foi assassinado por inimigos do passado. Rita praticou o supremo ato de perdoar os assassinos e concentrou toda sua atenção e solicitude em seus dois filhos. A mãe atenta percebia que os dois jovens nutriam desejos de vingança. Quando se viu em tal situação, tomou uma resolução heróica: pediu a Jesus que levasse seus filhos inocentes, se fosse humanamente impossível evitar que se tornassem criminosos. Um após outro, os meninos caíram doentes. Rita os tratou com o máximo cuidado, velando para que nada lhes faltasse. Mesmo assim, os meninos morreram cerca de um ano depois da morte de seu pai.

Sozinha, Rita passou a se dedicar com afinco à prática das virtudes, às obras de caridade e à oração. Quando ia à cidade, ao passar diante das portas dos mosteiros, parecia-lhe que uma força interior e poderosa a atraía. Encorajou-se e resolveu fazer uma tentativa. Bateu à porta do convento das agostinianas de Santa Maria Madalena. Expôs à superiora do convento o seu ardente desejo. Seu aspecto humilde e piedoso causou excelente impressão na religiosa. Mas o convento somente recebia jovens solteiras, jamais havia aberto suas portas a uma viúva. Tentou ainda por duas vezes ingressar no mosteiro de Santa Maria Madalena, sofrendo duas novas rejeições.

Abandonou-se à vontade de Deus. Uma noite, quando estava em oração, ouviu chamar: "Rita! Rita!". Não viu ninguém. Levantou-se, abriu a porta e foi à rua. Eram 3 homens e Rita não tardou a reconhecê-los: eram seus protetores São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino, que a convidaram para segui-los. Em êxtase, como num sonho, ela os seguiu e logo estava em Cássia, diante do convento de Santa Maria Madalena. As religiosas dormiam e a porta estava bem trancada. Era impossível abri-la por meios humanos, mas os santos fizeram com que ela se encontrasse no interior do mosteiro. Quando as religiosas desceram para se reunir no coro, ficaram surpresas ao encontrar a mulher que tinha sido insistentemente rejeitada. Como entrara, se o mosteiro estava fechado e não havia sinal algum de arrombamento? As freiras ficaram impressionadas com o relato de Rita. Diante desse milagre reconheceram os desígnios de Deus e admitiram em sua companhia aquela criatura mais angelical que humana.

A primeira coisa que fez foi repartir entre os pobres todos os bens que possuía. Para colocar à prova a obediência da noviça, a superiora do convento ordenou-lhe que regasse de manhã e à tarde um ramo de videira ressequido e já destinado ao fogo. Rita cumpria essa tarefa com admirável simplicidade. Um belo dia, as irmãs se assombraram: a vida reapareceu naquele galho ressequido. Surgiram brotos, apareceram folhas e uma bela videira se desenvolveu.

Em 1443, São Tiago de La Marca veio a Cássia para pregar a Quaresma. O sermão da paixão de Nosso Senhor sensibilizou profundamente Rita. Ao voltar para o convento, prostrou-se diante da imagem do crucifixo e suplicou ardentemente a Jesus que lhe concedesse participar de suas dores. Eis que um espinho se destacou da coroa do crucifixo e entrou tão profundamente em sua testa que a fez cair desmaiada. Quando voltou a si havia uma ferida em sua testa.

A chaga de Rita se converteu numa ferida purulenta e fétida. Teve de ser recolhida a uma cela distante, onde uma religiosa lhe levava o necessário para viver. Suportou a ferida durante 15 anos. Em 1450 foi celebrado o jubileu em toda a Cristandade e como algumas irmãs estavam se preparando para ir a Roma, Rita manifestou um ardente desejo de acompanhá-las, mas seu estado de saúde estava se agravando. Pediu a Deus para a ferida desaparecer, foi mais uma vez atendida e conseguiu acompanhar as irmãs a Roma. Mas logo que voltou da viagem a ferida reapareceu. Em meio às dores, ela conservava a alegria do espírito e um sorriso encantador que brilhava em seu rosto.

Aos 76 anos de idade e 40 de vida religiosa, faleceu Santa Rita em Cássia, no velho Convento das Agostinianas, no dia 22 de maio de 1457. Sua morte foi acompanhada de muitos milagres. Na cela onde faleceu surgiu uma luz de grande esplendor e um perfume especial se fez sentir em todo o mosteiro. A ferida do espinho, antes de aspecto repugnante tornou-se brilhante, limpa, cor de rubi. Centenas de pessoas compareciam ao convento para ver a "Santa", cujo cadáver ficou em exposição além do tempo legal.

As freiras trataram de sepultar o corpo da Santa, mas o único carpinteiro, disponível estava doente. Que a Santa me cure - disse ele - e eu farei o caixão. De fato, Francesco Barbari sentiu-se repentinamente curado e cumpriu a sua promessa.
Rita foi venerada como santa imediatamente após a sua morte, como atestam o sarcófago e o Códex Miraculorum, documentos de 1457 e 1462. Seus ossos, desde 18 de maio de 1947, repousam no Santuário, na urna de prata e cristal fabricada em 1930. 550 anos depois, as vestes que lhe serviam de mortalha estão tão perfeitas como no dia em que a envolveram.

A devoção à Santa Rita de Cássia rapidamente se estendeu pela Itália, Portugal e Espanha. Devido aos milagres atribuídos à sua intercessão, o povo a chamou de "Santa das causas impossíveis". Muitos contratempos fizeram com que se protelasse a canonização, que só se realizou aos 24 de Maio de 1900. Contudo, já em 1577 se erguia em Cássia uma igreja consagrada a ela. O Brasil não foi das últimas nações a cultuá-la, pois a atual matriz de Santa Rita da arquidiocese do Rio de Janeiro, data de 1724."

http://marcelodalla.blogspot.com/2009/07/historia-de-santa-rita-de-cassia.html

16 comentários:

  1. In fact, these types of pictures are daily posted and
    shared a lot. Well-mannered, handsome men, looking forward to earn some money, can apply online to Men2hire for.
    We are offering the latest news updates about
    your famous celebrities.

    Also visit my website - altervista.org

    ResponderExcluir
  2. I go to see every day a few sites and blogs to read content, except this webpage
    gives feature based writing.

    Feel free to surf to my page fitness tips women

    ResponderExcluir
  3. This simple app provides lots of funny facts that you have ever known.
    It seems like the internet today is almost entirely full
    of nothing but funny pictures and videos that people use to pass
    their days. Now, people from all ages like to watch the funny videos.



    My weblog: http://www.lepremiersoir.fr/Gilda31K

    ResponderExcluir
  4. In this competitive world, news information is like knowledge recourses that educate us about various
    world wide activities and the activity within the society, even in the surrounding etc.
    If the news channels telecast from all over the world,
    it is termed as world news. These have become world famous with all the passing days.


    Here is my website - Latest Daily News

    ResponderExcluir
  5. You need to flex those muscles regularly to keep them strong and resilient.

    Besides, people who are drinking enough fluids
    is a day usually have clearer complexion so drink up. If you have never exercised in
    the morning, then we urge you to try it at least for one week.



    Look into my webpage ... fun fitness tips and facts

    ResponderExcluir
  6. What a funny blog! I genuinely enjoyed watching this funny video with my family unit as well
    as along with my colleagues.

    my web blog fitnesstipsonly.edublogs.org

    ResponderExcluir
  7. They aim at miming various good qualities of the counterparts of
    the assumed celebrity. Office goers and people who are travelling often
    do not get time to read news from the newspaper or watch it to get good information they could subscribe for sports SMS alerts.

    I want to mention a part of the Prime Law (Twelve Visions
    Party) which is part of Neothink.

    My webpage; Latest Daily News

    ResponderExcluir
  8. People sometimes tend to think, “if only I were a celebrity,
    everything would be better”. However there are several troubleshooting steps you need to perform in order to determine the problem.
    She married singer Mark Anthony in2005 and released her next album called
    Rebirth.

    Also visit my webpage :: http://www.freeonlinechat.co.in/link/6980

    ResponderExcluir
  9. One can find plenty of funny pictures and videos by a single click
    on any search engine like Yahoo or Google.
    That is why we have dedicated this page to help
    you renew your spirit and perhaps have a few laughs too.
    Music: My - Space is indeed the friend of music, but it has close ties
    with the independent artists, who make up for what they lack in record contracts and money
    by being My - Space-strong, building a strong fan base and creating loyal street teams, which then take on a lot of the advertising on the band's behalf.

    Here is my page ... funny pictures at walmart top rated

    ResponderExcluir
  10. I can't help but believe that the market for products with photos imprinted on them, now made accessible by the Internet, represents a truly enormous opportunity. If you have wandered around the internet to any extent you have probably encountered funny pictures. simply keep in mind few websites that may lead you to fun and smiles on face.

    Feel free to surf to my website :: lol pictures

    ResponderExcluir
  11. Bring your favorite magazines to the i - Phone with
    an i - Phone app. But unlike their blank counterparts, custom lanyards also can proclaim a marketing or motivational message
    to customers and employees. Celebritynewsapp has developed a celebrity app which is getting popular day by day.


    Feel free to surf to my web blog :: http://www.phpwebwolf.com/blog/6014/investigating-effortless-celebrity-news-products/

    ResponderExcluir
  12. I would like to thank you for the efforts you have put in writing this site.
    I am hoping to check out the same high-grade blog posts by you in the future as well.
    In fact, your creative writing abilities has encouraged me to get my own site now ;)

    Feel free to surf to my blog post - demo.sedeveloper.com

    ResponderExcluir
  13. Having read this I thought it was very enlightening.
    I appreciate you finding the time and energy to put this article
    together. I once again find myself spending
    a lot of time both reading and commenting. But so what, it was still worthwhile!


    my blog connectingproduction.com

    ResponderExcluir
  14. Hello, always i used to check webpage posts here early in the break of day,
    since i like to find out more and more.

    Here is my webpage - งานพิเศษ

    ResponderExcluir
  15. Hi! I'm at work surfing around your blog from my new iphone 4!

    Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your posts!
    Carry on the superb work!

    My web-site: bmi calculator women

    ResponderExcluir
  16. An indoor tanning lotion provides required moisturization to the skin and aid in absorbing
    the UV light that improves tan ability to tan faster, deeper as well as darker.
    The more basic formulas you have memorized, the faster you will be.

    If I ever found a product that was sticky or smelly I would
    never use it again, but then I started hearing more and more about another issue - dangerous personal care products so I started researching.


    Feel free to visit my web-site ... chloe sims starship best false eyelashes

    ResponderExcluir