domingo, 10 de abril de 2011

Aprender com o sofrimento


APRENDER COM O SOFRIMENTO

O sofrimento faz parte da vida de todas as pessoas. Os ensinamentos budistas dizem que todos os seres buscam a felicidade e querem se livrar do sofrimento, embora sejam as próprias pessoas que causam grande parte deste, principalmente, por ignorância, desejo ou apego. Em todo sofrimento há a possibilidade de aprendizagem que leva a um crescimento pessoal e interpessoal. É através da dor que fazemos contato com nossa fragilidade que proporciona o desenvolvimento da humildade.
Sentimos nossos limites e desamparo e estes exigem aceitação e entrega à realidade. É pela dor que diminuímos nossa arrogância e percebemos o nosso verdadeiro eu. É, ainda, pela dor que temos a oportunidade de entender o real sentido da vida. As relações interpessoais tornam-se mais solidárias. As pessoas se dão conta dos sentimentos que nutrem umas pelas outras, tomam consciência do que tem importância, resignificam-se as experiências e até a própria vida.
Nas situações dolorosas sentimos o desabrochar do amor, o acalento da esperança, a força da fé. Os valores humanos afloram e, certamente, embalados pela compaixão e generosidade agradecemos pela possibilidade de atravessarmos e superarmos as dores com aceitação e amor, capazes de nos fazer aprender a sermos mais humanos e com um maior saber da existência.

grace@libertas.com.br

p.s.- Posso dizer que 'assino'embaixo. F.L.

Nenhum comentário:

Postar um comentário