sexta-feira, 31 de maio de 2013

Depressão, a dor da alma



Dentre as maiores causas de depressão, segundo várias matérias em revistas especializadas e doutores especialistas no assunto, estão: a perda de um ente querido, o confinamento, a separação e a dificuldade financeira. Nunca lí mencionarem o desemprego. Mas a dificuldade financeira está diretamente ligada a isso.

A depressão pode ser crônica ou apenas causada por um desses fatores, que em pouco tempo e com o tratamento adequado será superada. Leva tempo. E cada pessoa tem o seu tempo, a sua forma de encarar e superar o que na verdade dói em sua alma - pois o termo mais apropriado que conheço para a depressão é esse: "A Dor da Alma".

Geralmente dói num silêncio solitário, algumas vezes no silêncio a dois. Na maioria das vezes não se tem vontade nem de sair da cama, quanto mais conversar com algum(a) amigo(a). Há até uma resistência em reconhecer que se está dentro dessa dor, a da depressão.

O fato mais sério é que se não partir da pessoa a decisão de procurar ajuda médica, de sair dessa situação angustiante, dificilmente alguém consegue fazer com que a mesma entenda isso e aceite uma ajuda.

Há poucos anos, antes da virada de século já se falava que a depressão seria a doença do século XXI. A modernidade está aí, tudo globalizado, os computadores cada vez mais velozes, a tecnologia avança, mas o que está em nosso corpo, em nosso cérebro, cravado em nossas lembranças/sentimentos e nos deixa estagnados, como a tal da depressão, continua do mesmo jeito.

Ter consciência do que a provoca e tentar 'zerar'isso é necessário e urgente, em todos os casos, seja ela crônica ou causada por um dos fatores citados acima. Mas cada um sabe onde o calo aperta e deve tentar da sua maneira, com a certeza que sozinho(a) ninguém consegue sair dessa. E o pior de tudo é quando falta uma oportunidade, quando as portas do mercado se fecham, quando muitos em que você acreditava poder contar, mas, na hora em que você mais necessita, somem ou dão as costas.

Mas que bom que também tem aquelas pessoas que gostam de você, que se preocupam com você e estão ao seu lado nesse momento. Conte com isso, agradeça por existirem pessoas assim. E esse é o mundo em que vivemos, e, podia ser pior, mesmo que isso não diminua seu sofrimento. Lute contra essa angústia e agora é com você. Você com você mesmo. Força, esperança, confie em tudo de bom que você já fez e sabe fazer. Algo de novo e bom tem que vir, tem que acontecer. Por mais que esteja demorando, é para isso que precisamos de fé!

F.L.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário